BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Bê-a-bá do perfume: o que são pirâmides, famílias e notas olfativas?
17 dez

Bê-a-bá do perfume: o que são pirâmides, famílias e notas olfativas?

pirâmides famílias e notas olfativas

Está procurando um novo perfume para chamar de seu ou opções de perfumes para presentes de Natal e não tem a mínima ideia de como escolhê-lo? Entender o que são as pirâmides, famílias e notas olfativas pode ser um bom começo. Isso porque tais informações sobre as fragrâncias dão pistas sobre o tipo de perfume e qual personalidade ele carrega.

 

Pirâmides, famílias e notas olfativas: qual a diferença?

Você sabia que um perfume possui entre 70 e 300 ingredientes? As pirâmides, famílias e notas olfativas nada mais são do que uma hierarquia para identificar e classificar a fragrância de um perfume. A partir dessas informações você é capaz de entender quais as notas mais importantes de um perfume e, dentro das suas preferências, fazer escolhas mais acertadas na hora da compra.

 

Notas olfativas: entendendo como os perfumes funcionam

Os perfumes são compostos por solventes, fixadores e a mistura de fragrâncias (óleos essenciais ou essências, extraídos da natureza ou fabricados sinteticamente). As notas olfativas dizem respeito à composição da fragrância e são a combinação dessas substâncias aromáticas. 

 

Pirâmides olfativas: como identificar as notas mais importantes

A pirâmide olfativa hierarquiza as notas mais importantes de um perfume. Ela serve para mostrar quais as notas olfativas mais se destacam e como elas se apresentam. Para isso, a pirâmide olfativa é dividida em três categorias: notas de topo (saída ou cabeça), notas de coração (ou corpo) e notas de fundo. Nessa estrutura, cada tipo de nota olfativa possui uma função:

 

As notas de topo geralmente são notas olfativas mais leves e que evaporam primeiro. Por isso, elas são as primeiras a serem sentidas. As notas de topo costumam ser cítricas ou herbais.

 

As notas de corpo, por sua vez, surgem alguns minutos após a aplicação do perfume. Esse tipo de nota resume a personalidade de um perfume. Já as notas de fundo permanecem por algumas horas. Enfim, as notas olfativas dentro da pirâmide explicam porque os perfumes mudam de cheiro com o passar do tempo!

 

Famílias olfativas

As famílias olfativas podem ser definidas como as notas dominantes de um perfume. Geralmente, é a primeira informação que você deve considerar na hora de comprar um perfume: essa informação aparece na descrição do perfume e pode ser um bom caminho para você reconhecer suas preferências no universo dos perfumes.

 

Entre as famílias olfativas mais comuns estão as famílias: Cítrica, Floral, Fougère, Verde, Amadeirada, Chypre, Floriental, Frutal, Oriental. Existem ainda as sub famílias olfativas: elas aparecem como um segundo nome da família, por exemplo um perfume Floral Frutal.

 

Produtos Indicados

1- Fragrância Crazy Sensations Femme 50ml

2- Crazy Sensations Homme 100ml

3- Fragrância VIP Sensations Femme 50ml

4- Fragrância VIP Sensations Homme 100ml