BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Banho de óleo no cabelo: passo a passo de como fazer!
21 out

Banho de óleo no cabelo: passo a passo de como fazer!

mulher com cabelo liso e preto para ilustrar matéria sobre banho de óleo no cabelo

Muitas pessoas podem estranhar a ideia do banho de óleo no cabelo, especialmente se seus fios não são naturalmente secos. No entanto, a umectação é uma técnica valiosa que pode beneficiar diferentes tipos de cabelos, desde que eles apresentem sinais de ressecamento, como frizz excessivo, textura áspera ou falta de brilho. 

A chave para o sucesso da umectação reside na seleção do óleo adequado, pois existem considerações específicas a serem feitas na hora de escolher o produto ideal para o seu cabelo. Nós da Vizcaya explicaremos tudo a seguir!

O que é banho de óleo no cabelo?

O banho de óleo no cabelo, também conhecido como umectação capilar, envolve a aplicação de um óleo vegetal em todo o cabelo, permitindo que o produto atue por um determinado período. 

É importante escolher um óleo que atenda às necessidades específicas do seu tipo de cabelo, uma vez que o uso de um óleo inadequado pode deixar o cabelo pesado, seco e sem brilho.

O óleo é absorvido pelas fibras capilares, proporcionando a umidade necessária. O resultado é um cabelo com menos volume, mais brilho, maciez e movimento. Alguns óleos também possuem propriedades que podem fortalecer a raiz e reduzir a queda de cabelo.

Como fazer o banho de óleo no cabelo? Passo a passo!

Realizar um banho de óleo é um processo simples que pode trazer inúmeros benefícios aos seus cabelos. É importante fazer isso com os cabelos secos e sujos antes da lavagem. Veja o passo a passo:

Passo 1: comece aplicando o óleo por toda a extensão dos fios, desde a raiz até as pontas.

Passo 2: massageie gentilmente o couro cabeludo e todo o cabelo por, pelo menos, 15 minutos. Use movimentos circulares suaves; não é necessário aplicar muita força, pois isso pode causar danos aos cabelos.

Passo 3: após a massagem, permita que o óleo atue nos cabelos por algumas horas. Se preferir, pode fazer o tratamento noturno, mas lembre-se de proteger seu travesseiro com uma touca para evitar manchas.

Passo 4: lave os cabelos normalmente com um shampoo suave. Se necessário, repita a lavagem até que os cabelos estejam completamente limpos.

Passo 5: E pronto! Seus cabelos estarão mais bonitos e saudáveis, prontos para exibir brilho e vitalidade.

10 principais tipos de óleos

Na escolha do óleo ideal, após garantir a qualidade do produto, é importante considerar os benefícios específicos que cada tipo oferece. Veja algumas opções no cardápio dos óleos:

1. Óleo de Argan

Esse óleo é rico em vitamina E, contendo três vezes mais do que outros óleos vegetais. Ele é ideal para nutrir e fortalecer os fios, melhorando a elasticidade do cabelo e reduzindo o frizz e as pontas duplas.

2. Óleo de Amêndoas Doce

Ele é rico em vitaminas A e B, esse óleo tem um alto poder de penetração e oferece hidratação e nutrição aos cabelos.

3. Óleo de Mamona

Também conhecido como óleo de rícino, é facilmente encontrado e promove brilho e maciez aos fios.

4. Óleo de Abacate

Prefira o óleo obtido da polpa do fruto, rico em lecitina, ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. Ele é ótimo para tratamentos contra a queda de cabelo.

5. Óleo de Jojoba

Rico em nutrientes como cobre, zinco, silício, iodo, vitamina E, ácidos e vitaminas do complexo B. É especialmente recomendado para cabelos oleosos, pois ajuda a eliminar o excesso de sebo no couro cabeludo, liberando os folículos capilares para a renovação.

👉 Como usar óleo em cabelos oleosos?

6. Óleo de Karité

Ajuda a alisar as cutículas, melhora o brilho e previne a desidratação capilar.

7. Óleo de Maracujá

Ele tem propriedades suavizantes, nutritivas e que proporcionam brilho aos cabelos.

8. Óleo de Andiroba

Ele é rico em princípios amargos que combatem fungos, pode ser usado no tratamento da caspa e seborreia.

9. Óleo de Coco

Ele penetra nas camadas superficiais e médias dos fios, proporcionando nutrição e uma camada protetora aos cabelos.

10. Óleo de babosa

O óleo de babosa é um ingrediente versátil e valioso quando se trata de cuidados com a beleza. 

Sua riqueza em vitaminas, incluindo A, B1, B2, B3 e C, bem como uma variedade de minerais como cálcio, magnésio, sódio, potássio e zinco, o torna uma opção popular para uma ampla gama de finalidades no universo dos cuidados pessoais.

​Qual óleo devo escolher para fazer o banho capilar?

Para obter os melhores resultados ao nutrir e hidratar os cabelos com óleo, é fundamental observar as seguintes características:

  • Origem vegetal: certifique-se de que o óleo seja de origem vegetal, ou seja, extraído de plantas, geralmente de suas sementes. Os óleos vegetais contêm uma concentração de óleos essenciais, minerais, vitaminas e proteínas que potencializam a umectação.
  • Opção orgânica: opte por óleos vegetais orgânicos sempre que possível. Além de estarem associados à produção sustentável, eles geralmente contêm mais nutrientes.
  • Prensado a frio: se você não encontrar um óleo vegetal orgânico, certifique-se de que ele seja prensado a frio. Isso significa que o óleo é virgem, extra virgem ou resultante da primeira prensagem.
  • Monoinsaturado: verifique se o óleo é monoinsaturado ou poliinsaturado. É preferível que seja do primeiro grupo, pois isso indica que as moléculas do óleo são menores e podem penetrar efetivamente nos fios capilares, melhorando sua aparência.

👉 Como tirar oleosidade do cabelo rápido: aprenda 5 truques!

Por que usar produtos com óleos na composição?

Existem várias razões para usar produtos capilares que contenham óleos em sua fórmula. Esses óleos oferecem inúmeros benefícios, incluindo a capacidade de hidratar, nutrir e reparar o cabelo, bem como controlar o frizz, aumentar o brilho e proteger contra danos externos. 

Ao escolher produtos com óleos para o cabelo, é importante considerar o tipo de cabelo. Cabelos oleosos se beneficiam de óleos mais leves, como jojoba ou amêndoas, enquanto cabelos secos se beneficiam de óleos mais ricos, como o de coco ou argan. 

O Shampoo Extreme Repair da Vizcaya e o Condicionador Extreme Repair da Vizcaya contêm Óleo de Patauá e são ideais para fortalecer o couro cabeludo, melhorar a textura e proporcionar reparação aos fios. 

Além disso, o Leave-in Frizz Control da Vizcaya, com Óleo de Pequi, Óleo de Jojoba e Óleo de Ojon, é uma ótima escolha para obter cabelos macios, maleáveis e livres de frizz, ao mesmo tempo que cuida do couro cabeludo e protege contra danos externos. Esse produto promete fios mais soltos e disciplinados.

Ficou com vontade de fazer um banho de óleo no cabelo? Lembre-se de usar produtos no dia a dia com composições leves, como os produtos da Vizcaya que possuem água termal em suas formulações!