BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Antioxidantes: entenda o que eles podem fazer por sua pele e cabelos
20 abr

Antioxidantes: entenda o que eles podem fazer por sua pele e cabelos

Os antioxidantes são ativos indispensáveis para manter a pele e os cabelos saudáveis. Eles estão presentes, principalmente, nos alimentos – mas podem fazer parte da fórmula de alguns cosméticos. Entenda o que são e qual a importância deles para a sua rotina de beleza:

 

Para que servem?

Antioxidantes são vitaminas e minerais presentes nos alimentos e tem a função de inibir a oxidação de outras moléculas, enquanto combatem os radicais livres. Os radicais livres, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e dos cabelos. Entre as situações do dia a dia que podem aumentar a produção de radicais livres estão a poluição do ar, o stress, uso de cigarro ou álcool e o consumo de alimentos com pesticidas.

 

Tipos de antioxidantes

Os antioxidantes podem ser divididos em dois tipos: aqueles produzidos pelo nosso próprio organismo e os obtidos por meio do consumo de alimentos.

Os antioxidantes podem ser vitaminas, minerais ou compostos bioativos. Inúmeros tipos estão presentes nos alimentos. Por isso, uma alimentação saudável e equilibrada contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele e dos cabelos. A vitamina C, o betacaroteno, a vitamina A e a vitamina E são apenas alguns dos exemplos de antioxidantes presentes em alimentos.

A importância deles vai além: não são apenas importantes para a saúde da pele e dos cabelos, mas para o corpo inteiro, uma vez que protegem o organismo de problemas inflamatórios e até doenças crônicas causadas por radicais livres.

 

Antioxidantes para pele e para os cabelos

As vitaminas são aliadas para cabelos e pele saudáveis. Por isso, elas também são usadas em cosméticos para combater os efeitos dos radicais livres na pele e nos fios.

 

Alimentos ricos em antioxidantes

Quer manter uma dieta rica em antioxidantes? Então escolha os ingredientes certos! Nos alimentos,  geralmente são encontrados nos vegetais. É o caso do licopeno, encontrado em alimentos avermelhados, como tomates; os carotenóides, presentes em alimentos alaranjados, como manga e mamão; a curcumina, presente na cúrcuma e no açafrão; e os flavonóides, que aparecem em frutas como morango e mirtilo, e vegetais, como espinafre e brócolis. A vitamina C, um dos antioxidantes mais populares, está presente nas frutas cítricas, como laranja, acerola e kiwi.

 

Quando usar cosméticos com essas fórmulas?

Não há contraindicação no uso, mas a recomendação é de que o uso de cosméticos com fórmulas antioxidantes seja feito a partir dos 30 anos de idade – quando o processo de envelhecimento da pele e dos fios se torna mais acelerado.