BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Água de arroz no cabelo volta a ser trend na internet: será que funciona?
7 dez

Água de arroz no cabelo volta a ser trend na internet: será que funciona?

De vez em quando, vemos novas dicas caseiras (ou não tão novas assim) surgirem para cuidar dos fios, e a mais recente é sobre a água de arroz no cabelo. Apesar de ter se tornado trend nas redes sociais nas últimas semanas, temos que contar que essa receita caseira já é uma velha amiga! 

Porém, nós da Vizcaya queremos descobrir se essa receita realmente funciona como dizem. Confira abaixo!

Por que usar água de arroz no cabelo?

Quando falamos que a receita de água de arroz no cabelo não é tão novidade assim, é porque ela já era um costume antigo na Ásia, especialmente na China e no Japão, onde a água de arroz é usada para melhorar a hidratação e estimular o crescimento capilar. 

Desde então, é comum utilizar esse líquido para cuidar dos fios. Afinal, os componentes, como aminoácidos, Vitamina E e antioxidantes, como o ácido ferúlico e o orizanol, não apenas hidratam, mas também fortalecem as fibras capilares, reduzem o frizz e podem ajudar a combater a queda de cabelo.

De tempos em tempos, essa receita caseira volta com tudo na internet e inspira muitas mulheres a testarem os benefícios da água de arroz no cabelo. 

👉 Saiba 10 dicas para evitar o frizz no cabelo em dias de chuva!

Como fazer a receita caseira?

A água de arroz é simplesmente a água que resulta do processo de lavagem do arroz. Para fazer a sua própria, basta despejar água fria sobre o arroz, lavá-lo e enxaguá-lo duas vezes. 

Em seguida, deixe o arroz de molho em um recipiente fechado para um terceiro enxágue, utilizando uma proporção de duas xícaras de água para uma de arroz. 

Você pode agitar os grãos no começo para potencializar o efeito. Após algumas horas, o líquido estará pronto para uso ou pode ser armazenado para ser usado nos próximos dias.

Deixar a água de arroz à temperatura ambiente por 1 ou 2 dias pode aumentar o nível de antioxidantes presentes nela devido ao processo de fermentação. Isso pode potencializar os benefícios quando aplicados no cabelo. 

água de arroz no cabelo

Reprodução: Pinterest

Como armazenar a água de arroz?

Após o período de fermentação entre 1 e 2 dias, é preciso guardar a água de arroz na geladeira em um recipiente fechado por até 4 dias após prepará-la. 

Opte por um recipiente bem vedado para evitar contaminação e também escolha recipientes que não sejam porosos ou que possam reter odores de alimentos anteriores. 

Preferencialmente, utilize potes de vidro ou recipientes mais novos para garantir a integridade e a qualidade da água de arroz armazenada.

👉 Conheça 4 ingredientes para turbinar a hidratação caseira!

Como aplicar a água de arroz nos fios?

A água de arroz pode ajudar a nutrir, fortalecer e dar brilho aos cabelos. Repleta de nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e aminoácidos, é uma aliada para a saúde capilar. Saiba como aplicar nos fios de diversas maneiras:

Na lavagem  

    1. Lave o cabelo com seu shampoo habitual.
    2. Depois de enxaguar o shampoo, aplique a água de arroz no couro cabeludo e ao longo dos fios.
    3. Massageie delicadamente o couro cabeludo para estimular a circulação e maximizar a absorção dos nutrientes da água de arroz.
    4. Deixe agir por cerca de 20 minutos.
    5. Enxágue abundantemente os cabelos com água fria para finalizar o processo.

Como um spray leave-in

Transfira a água de arroz para um frasco spray e aplique nos cabelos úmidos ou secos diariamente, sem necessidade de enxágue.

Com a máscara capilar

Combine a água de arroz com óleos essenciais, mel ou aloe vera. Aplique nos fios e deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos antes de enxaguar para uma máxima absorção dos nutrientes.

água de arroz no cabelo

Reprodução: Pinterest

Benefícios da água de arroz nos cabelos

Na internet, são compartilhados inúmeros benefícios da água de arroz para o cabelo. Confira quais são os principais:

Estímulo ao crescimento capilar

Os aminoácidos presentes na água de arroz podem favorecer o crescimento saudável dos fios, reduzindo a queda e fortalecendo-os.

Hidratação profunda

Nutrientes da água de arroz penetram nos cabelos, proporcionando hidratação intensa e duradoura, promovendo a maciez e maleabilidade dos fios.

Fortalecimento dos cabelos

Com seu potencial fortificante, a água de arroz auxilia na tornar os cabelos mais resistentes, minimizando danos e quebras.

Controle da caspa

As propriedades antifúngicas da água de arroz ajudam a combater a caspa e a reduzir a descamação no couro cabeludo.

Água de arroz para a pele

A água de arroz oferece benefícios não apenas para o cabelo, mas também para a pele. Isso porque essa água é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para a saúde da nossa cútis.

Além disso, o ácido felúrico presente combate o envelhecimento precoce tanto da pele quanto dos cabelos, sendo essa combinação essencial para a eficácia da água de arroz. 

Ela atua como um excelente hidratante natural, ajudando a reter a umidade na pele, deixando-a suave e macia. Além disso, suaviza a pele, reduzindo a aspereza e a descamação.  

água de arroz no cabelo

Reprodução: Pinterest

Existem contraindicações da água de arroz no cabelo?

É importante considerar que as receitas caseiras, como a água de arroz para o cabelo, ainda não existem evidências científicas para comprovar sua eficácia. 

No entanto, também não há contraindicações diretas para seu uso, mas é sempre bom adotar cuidados e produtos que ofereçam benefícios comprovados dermatologicamente.

A nossa dica é buscar por produtos alternativos que ofereçam os benefícios desejados. Para o cabelo, a Água Termal Capilar Essence Care da Vizcaya é uma opção recomendada. 

Ela possui uma formulação enriquecida com Ácido Hialurônico e Vitaminas Essenciais que promovem reparação, tratamento do couro cabeludo, selagem das cutículas, proteção solar e blindagem contra umidade.

Já para a pele, a Água Termal Skin Essence Care da Vizcaya, rica em minerais essenciais e Ácido Hialurônico, acalma, regenera o equilíbrio da pele, reduzindo sua sensibilidade e proporcionando hidratação. 

Essa opção é ideal para uso diário, oferecendo propriedades anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes, revigorantes e regeneradoras. 

E aí, o que achou da receita de água de arroz no cabelo? Melhor apostar em produtos testados e que ofereçam benefícios comprovados aos nossos fios, como os produtos da Vizcaya!