BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / Ácido azelaico: o que é, para que serve e como usar?
25 ago

Ácido azelaico: o que é, para que serve e como usar?

mulher passando um creme no rosto para ilustrar matéria sobre o ácido azelaico

Você já conhece o ácido azelaico? Esse ingrediente está conquistando cada vez mais seguidoras devido à sua versatilidade. Não é à toa que ele está se estabelecendo como um queridinho entre as apaixonadas pelos cuidados com a pele!

Presente na prática dermatológica há décadas, esse elemento está em destaque por ser reconhecido como um dos ácidos mais seguros disponíveis. Por isso, nós da Vizcaya contaremos tudo sobre ele: o que é, para que serve, como usar e muito mais. Confira!

O que é ácido azelaico?

Quando falamos sobre os ingredientes que fazem parte da festa dos produtos de skincare, o ácido azelaico é um dos integrantes da lista. 

Ele faz parte da turma dos ácidos dicarboxílicos e é encontrado em grãos como cevada, trigo e centeio. Ah, e ele também pode ser fabricado em laboratório, ou seja, é cheio de truques!

Esse ácido é tipo um aliado anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano para a pele. Ele faz um peeling suave, dando uma limpeza nos poros e acalmando a produção exagerada de sebo. 

Aliás, o ácido azelaico também ajuda a regular a produção de melanina, o pigmento responsável pelo tom da pele, ou seja, ele ajuda a diminuir o visual das manchinhas escuras. E isso é maravilhoso porque ele também manda muito bem no combate à acne e rosáceas.

Para que serve esse ácido?

O ácido azelaico é um verdadeiro curinga graças às suas propriedades antimicrobianas, que agem para coibir a proliferação das bactérias na pele. 

Além disso, sua superpoderosa ação anti-inflamatória entra em cena, acalmando peles irritadas, vermelhas e inflamadas. Ele ajuda pessoas com problemas de pele, como rosácea e acne.

O ácido azelaico também ajuda a controlar a produção de óleo, dando adeus para a oleosidade excessiva, retirando as células mortas e desobstruindo os poros com uma esfoliação levinha. 

Ele ainda reprime a produção exagerada de melanina na pele, o que é um ótimo truque para diminuir o aparecimento de manchinhas escuras e hiperpigmentação. Isso tudo resulta em uma pele com tom uniforme, aquele brilho saudável e radiante.

E tem mais: o ácido azelaico é amigo dos antioxidantes, combatendo os danos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.  

👉 Saiba como prevenir o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos!

Para quem é recomendado?

O ácido azelaico é uma opção para quem lida com acne, melasma ou rosácea. No entanto, devido à sua suavidade, é mais indicado para situações leves em vez de casos mais graves.

Uma das melhores partes é que ele é um aliado seguro para gestantes, sendo um dos poucos ácidos indicados durante a gravidez. Também é uma boa escolha para pessoas que desejam clarear manchas, especialmente aquelas com pele sensível.

Benefícios do ácido azelaico

As vantagens do ácido azelaico são impressionantes! Ele tem um monte de truques na manga que ajudam a deixar a pele linda e saudável. Confira quais são:

1. Dar adeus às manchinhas e manchas escuras

O ácido azelaico ajuda a diminuir as manchinhas e aquelas áreas escuras que teimam em aparecer na pele.

2. Combater os cravos e as espinhas

Quando o assunto é cravos e espinhas, esse ácido ajuda a combatê-los dando um empurrãozinho na luta contra esses invasores.

3. Acalmar peles irritadas e inflamadas

O ácido azelaico age e oferece uma sensação de frescor para peles irritadas ou inflamadas.

4. Batalhar contra o envelhecimento rápido

Ele é tipo o escudo protetor que mantém a pele a salvo dos agentes que provocam rugas e marcas antes do tempo.

5. Dar uma textura macia para a pele

O ácido azelaico é especialista em dar à pele uma suavidade e maciez como muitas pessoas desejam ter.

6. Fim da oleosidade excessiva

Quando o problema é oleosidade, ele é tipo um mestre que mantém tudo sob controle, para a pele brilhar na medida certa.

Como usar o ácido azelaico?

O ácido azelaico pode ser incluído por meio de cremes, loções e géis. Esse ingrediente não é sensível à luz solar, ou seja, é possível usá-lo de dia sem problemas, contanto que não esqueça do protetor solar para manter a pele protegida contra os raios solares. 

Além disso, também é possível encontrar produtos de uso tópico que contêm ácido azelaico, usado para tratar acne em adultos. Mas atenção: a orientação de um dermatologista é imprescindível antes de iniciar qualquer tratamento!

O ácido azelaico ainda pode ser combinado com outros ingredientes ativos, mas é aconselhável conversar com um médico especialista antes de recorrer ao tratamento. 

Aliás, um detalhe importante: quando você aplica o ácido azelaico, é normal sentir uma sensação de formigamento na pele. Isso pode ser um pouco desconfortante durante o tratamento, já que algumas pessoas não gostam dessa sensação. 

Se isso for um problema, o dermatologista pode sugerir a aplicação de um sérum ou creme hidratante antes do ácido para aumentar a tolerância da pele.

Uma dica valiosa é apostar no Hidratante Corporal Vizcaya Sensations Vanilla e Mel desenvolvido com água termal rica em minerais e antioxidantes para garantir uma pele incrivelmente hidratada. 

👉 Aprenda como escolher um hidratante corporal para a sua pele!

Possíveis efeitos colaterais do uso do ácido azelaico

Se a concentração for alta, se o ácido for aplicado de maneira incorreta ou se for utilizado sem recomendação médica, podem ocorrer reações como:

  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Sensibilidade na pele;
  • Irritação da pele. 

Portanto, é importante ressaltar que tratamentos com concentrações mais elevadas devem ser recomendados por um dermatologista após consultas regulares.

Vale frisar ainda que o ácido azelaico é frequentemente sugerido como um tratamento contínuo e precisa ser usado exatamente conforme a prescrição médica. Além disso, não dá para esquecer do uso do protetor solar

Em geral, o ácido azelaico é bem tolerado por diferentes tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. Entretanto, usar sem orientação médica pode levar aos efeitos colaterais citados.

O importante é sempre seguir as orientações do profissional de saúde para garantir um tratamento seguro e eficaz.

Esperamos que você tenha curtido descobrir tudo sobre o incrível ácido azelaico! E para cuidar ainda mais da sua pele, não deixe de conferir os produtos para o corpo da Vizcaya que vão te ajudar a ter uma pele saudável, macia e linda.