BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Conheça os 10 tipos de shampoo e quais produtos usar no dia a dia!
16 jan

Conheça os 10 tipos de shampoo e quais produtos usar no dia a dia!

tipos de shampoo Vizcaya

Sabemos que a função principal do shampoo é limpar o couro cabeludo e os fios, eliminando aquela sujeirinha indesejada. No entanto, existem vários tipos de shampoo. 

Mas como saber qual é o certo para você? Shampoos transparentes, antirresíduos, sem sal… Há tantos por aí! Nós da Vizcaya vamos explorar os tipos mais comuns e dar dicas para encontrar aquele que deixará seu cabelo mais saudável e brilhoso. Confira!

Tipos de shampoo

Aprender sobre os tipos de shampoo e suas funções vai te ajudar a encontrar o melhor para o seu cabelo! Saiba também como usá-los conforme suas necessidades.

1. Shampoo transparente

Shampoo transparente é aquele que costuma limpar mais profundamente, ótimo para cabelos oleosos ou mistos. Isso acontece porque ele tem menos ingredientes que condicionam os fios.

👉 3 dicas de Expert: como cuidar da raiz oleosa sem ressecar os fios!

2. Shampoo leitoso ou cremoso

Os shampoos leitosos têm uma textura mais cremosa por conterem ingredientes que condicionam os cabelos. Isso os torna ótimos para hidratar profundamente os fios.

Eles são ideais para cabelos secos, com química ou que não se dão bem com pré-shampoos e similares. Mas para quem tem cabelo oleoso, há um risco maior de deixar os fios pesados.

Uma boa dica é lavar duas vezes: a primeira com um shampoo leitoso e a segunda com um transparente, assim é possível evitar que os resíduos se acumulem, deixando o cabelo sem brilho e pesado.

3. Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos tem uma ação de limpeza mais intensa, eliminando profundamente o acúmulo de oleosidade e sujeira no couro cabeludo.

Por ser mais potente que os shampoos comuns, não é aconselhável usar com frequência. O ideal é aplicá-lo a cada 15 dias para evitar ressecamento excessivo ou danos aos fios.

tipos de shampoo

Reprodução: Pinterest

4. Shampoo hidratante

O shampoo hidratante busca restaurar o brilho e a maciez dos cabelos que estão ressecados ou danificados devido a tratamentos químicos, uso frequente de ferramentas de calor como chapinha ou secador. 

Sua fórmula é projetada para reabastecer a queratina dos fios, tornando-os uma boa opção para quem procura revitalizar cabelos opacos e sem vida.

5. Shampoo seco

O shampoo seco é uma alternativa para quem lida com cabelos oleosos. Disponível em spray ou em pó, é útil quando você precisa dar uma aparência mais limpa aos fios rapidamente. 

No entanto, é importante usar esse produto apenas em situações pontuais, não substituindo completamente a lavagem tradicional com shampoo e água.

👉 Como tirar oleosidade do cabelo rápido: aprenda 5 truques!

6. Shampoo perolado

O shampoo perolado é ótimo para cabelos secos e ressecados. Ele se situa entre os shampoos transparentes e os cremosos, sendo considerado um tratamento. 

Limpa suavemente e possui agentes condicionantes e silicone em sua fórmula, ajudando a melhorar a condição dos fios.

7. Shampoo esfoliante

O shampoo esfoliante é uma ótima opção para quem lida com oleosidade excessiva, queda capilar ou crescimento lento dos fios. Ele age como um pré-shampoo, delicadamente esfoliando o couro cabeludo para remover o excesso de oleosidade e impurezas. 

Com pequenas esferas, promove uma limpeza profunda, eliminando células mortas e deixando o couro cabeludo mais saudável. Porém, por ser um tratamento mais intenso, não é recomendado o uso frequente, sendo aconselhável utilizá-lo apenas uma vez a cada dois meses para evitar sensibilidade no couro cabeludo. 

8. Shampoo sem sal

O shampoo sem sal, como o próprio nome indica, não possui sal na sua composição. Apesar disso, oferece uma limpeza eficaz para os cabelos. É especialmente recomendado para cabelos que foram submetidos a tratamentos químicos, como a progressiva.

9. Shampoo sólido

O shampoo sólido não apenas reduz o uso de plástico, mas também oferece benefícios com ingredientes orgânicos. Sua fórmula concentrada é rica em componentes saudáveis que nutrem profundamente os fios, promovendo uma melhor saúde capilar.

10. Shampoo desamarelador

Os shampoos desamareladores ou matizadores são destinados a neutralizar tons amarelados em cabelos loiros, platinados ou grisalhos. Eles contêm pigmentos ultravioleta que ajudam a matizar, realçando a cor dos fios.

tipos de shampoo

Reprodução: Pinterest

Guia de shampoos

Agora que você sabe os tipos de shampoo que existem, nós temos algumas sugestões de shampoos para usar no seu dia a dia. Veja:

Shampoo Deep Cleansing

O Shampoo Deep Cleansing da Vizcaya é perfeito para uma limpeza profunda, removendo impurezas do dia a dia, cloro de piscina e resíduos da água do mar, sem causar danos. 

Shampoo Botanique Brilho e Maciez

O Shampoo Botanique Brilho e Maciez da Vizcaya é um aliado poderoso para limpar sem agredir os fios, mantendo o brilho e protegendo a cor. É perfeito para todos os tipos de cabelo, especialmente para quem prefere ingredientes naturais. 

Shampoo Byos Brilho e Força

O Shampoo Byos Brilho e Força da Vizcaya traz benefícios da aromaterapia, com ingredientes como o Extrato de Hibisco, que traz maciez, brilho e proteção à cor, o Extrato de Maçã, nutrindo e fortalecendo os fios, e uma fragrância com Óleo Essencial de Patchouli. É 100% vegano, liberado também para a técnica Low Poo

Shampoo Force Restore 

O Shampoo Force Restore da Vizcaya oferece um tratamento intensivo para cabelos enfraquecidos e danificados, promovendo reconstrução, fortalecimento, brilho e outros benefícios. É especialmente indicado para cabelos enfraquecidos, danificados e quimicamente tratados.

Shampoo Blonde Action

O Shampoo Blonde Action da Vizcaya foi criado especialmente para cuidar dos cabelos loiros, sejam eles naturais ou tingidos. Sua fórmula exclusiva oferece hidratação e brilho, mantendo o loiro sempre radiante. 

Shampoo Botanique Cabelos Oleosos

O Shampoo Botanique Cabelos Oleosos da Vizcaya foi desenvolvido para uma limpeza profunda e controle da oleosidade sem prejudicar a hidratação natural dos fios. Seu resultado são cabelos mais leves e saudáveis.

Shampoo Matizador Silver Touch

O Shampoo Silver Touch da Vizcaya para cabelos grisalhos contém uma fórmula de alto desempenho, é rica em Vitamina E, Pantenol, Manteiga de Cupuaçu, Água Termal e Proteção UV, eliminando o amarelamento e protegendo contra a ação nociva dos raios solares. 

Shampoo Byos Hidratação e Nutrição

O Shampoo Byos Hidratação e Nutrição da Vizcaya traz toda a energia da natureza para os seus cabelos! Feito com uma fórmula 100% vegana e sem testes em animais, ele limpa suavemente o couro cabeludo, ajudando, também, a controlar o frizz

Shampoo Byos Hidratação e Nutrição

O que achou dos diferentes tipos de shampoo? Gostou do nosso guia com shampoos da Vizcaya? Escolha o ideal de acordo com a sua necessidade para ter um cabelo saudável, brilhoso e macio!