BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Como proteger a pele do ar-condicionado? Aprenda as dicas aqui!
10 fev

Como proteger a pele do ar-condicionado? Aprenda as dicas aqui!

Nesse verão e nos dias mais quentes do ano, o ar-condicionado é aquele nosso amigo que chega para dar um alívio, né? Só que como tudo em excesso pode fazer mal, ao abusar desse aparelho por muito tempo, a nossa pele pode sentir efeitos negativos! Pensando nisso, nós da Vizcaya vamos explicar o motivo e como proteger a pele do ar-condicionado. Confira abaixo!

Por que o ar-condicionado faz mal para a pele?

Antes de saber como proteger a pele do ar-condicionado, precisamos explicar porque ele faz mal para a nossa epiderme. 

De fato, o abuso do ar-condicionado não faz bem para a nossa pele. Isso porque esse aparelho tende a diminuir a umidade do ar e aumentar o ressecamento da pele.

O vento gelado desse aparelho pode até causar problemas mais graves, como desencadeamento de crises de rosácea. 

Então, para não deixar a pele seca, é bom caprichar no hidratante e controlar o tempo que passa no ar-condicionado. 

O que o ar-condicionado faz na pele?

Sem dúvidas, ficar muito tempo no ar-condicionado pode afetar a nossa pele de diversas formas. Afinal, o pH natural da nossa pele é ácido, mas quando estamos em lugares com pouca umidade, como onde tem ar-condicionado, ele vira alcalino. Resultado: pele ressecada e as defesas ficam mais fracas.

Saiba quais são os possíveis danos que o abuso do ar-condicionado pode trazer para a sua pele:

Ressecar a pele

Como o ar-condicionado retira a umidade do ar, acaba ressecando a nossa pele e até o cabelo. Isso porque a falta de umidade no ar causa pele ressecada, seca, áspera e até descamando, se não tomar alguns cuidados. Então, é bom ficar de olho nesse efeito negativo do ar-condicionado!

👉 Pele do rosto ressecada e descamando: saiba como tratar!

Perder o brilho

O ar-condicionado pode dar uma apagada no brilho natural da pele, sabia? Ele resseca a pele, tirando aquele viço bonito e deixando o rosto com um visual meio opaco e sem vida. Então, cuidado para não deixar o ar-condicionado apagar o brilho da sua pele!

Ressecar os lábios

Os lábios também sofrem com o ressecamento, não é só a pele do rosto e do corpo não. O ar seco e gelado do ar-condicionado pode deixar os lábios com aquelas rachaduras.

Então, além de cuidar da pele, não esqueça os lábios. Eles também merecem uma atenção extra nesse jogo contra o ressecamento!

Causa envelhecimento precoce

O ressecamento prolongado da pele causado pelo ar-condicionado pode acelerar o processo de envelhecimento e deixar a pele mais propensa a rugas, linhas finas e linhas de expressão. 

Isso porque o ressecamento deixa a pele mais fininha e vulnerável, contribuindo para o aparecimento precoce de sinais de envelhecimento. Cuidado para não acelerar o relógio na pele com esse efeito do ar-condicionado!

Estimular acne e espinhas

Quando a umidade some, a pele entra em modo reidratação, tentando repor os óleos que foram embora devido ao ressecamento. No entanto, esse efeito não é saudável para a pele porque o nosso corpo fica confuso sobre quanto óleo mandar para a pele.

Se o organismo achar que precisa exagerar na produção de óleo para compensar o ressecamento, então a produção de óleo fica toda desregulada. O resultado? Possíveis acne e espinhas na pele. 

👉 Skin streaming: o que é e como usar a skincare minimalista!

Aumentar a sensibilidade

A nossa pele pode ficar meio sensível por conta de alguns fatores externos, como calor, frio e vento. Então, o ar-condicionado, com sua troca rápida de temperatura, também pode entrar na lista dos vilões que deixam a pele com mais sensibilidade.

Isso acontece porque essas mudanças bruscas de temperatura ativam a histamina, uma molécula que gera uma ‘coceirinha’ na pele, deixando ela mais sensível. 

Reprodução: Pinterest

Desencadear crises de rosáceas 

Quem sofre com rosáceas precisa proteger a pele do ar-condicionador porque o vento frio do aparelho pode desencadear crises.

A rosácea é uma doença crônica e inflamatória. Quando a pele afetada é exposta ao frio, ela fica ainda mais reativa e inflamada. 

Como proteger a pele do ar-condicionado?

Agora que você sabe os efeitos negativos que o ar-condicionado gera, saiba como proteger a pele do ar-condicionado. Confira as principais dicas:

1. Beber muita água

Beber pelo menos 2 litros de água diariamente é essencial, especialmente quando o ar-condicionado está ligado, pois a pele perde umidade constantemente. Mesmo sem sede, é recomendável beber água em pequenos goles ao longo do dia.

Aumentar a ingestão de alimentos que ajudam a hidratar o corpo, como cremes frios de legumes, frutas, gaspacho e sucos naturais, também contribui para o bem-estar geral e deixa a pele mais radiante.

2. Aplicar hidratante no corpo

Aplicar regularmente um hidratante de textura leve e fresca ajuda a combater os efeitos do ar-condicionado. Passar após o banho é uma ótima prática.

O hidratante proporciona resistência, elasticidade e previne o envelhecimento precoce. Experimente o Kit Trio de Hidratantes Sensations da Vizcaya, que mantém sua pele perfumada e hidratada ao longo do dia.

Todos os produtos são formulados com a exclusiva Água Termal de Vizcaya, rica em minerais e antioxidantes. Além disso, sua rápida absorção proporciona uma sensação leve e sedosa na pele. 

Reprodução: Pinterest

3. Cuidar da pele do rosto

Seguir uma rotina de skincare ajuda a manter o rosto hidratado e remove impurezas que podem obstruir os poros e causar aspereza na pele.

Inclua a Água Termal Skin Essence Care da Vizcaya na sua rotina de skincare, que é repleta de minerais essenciais e potencializada com ácido hialurônico. Essa fórmula única acalma e restaura o equilíbrio da sua pele, reduzindo a sensibilidade e proporcionando uma hidratação profunda.

4. Proteger os lábios

A boca, por ser mais delicada, é também afetada pelo ar-condicionado. Por isso, utilizar um protetor labial hidratante é essencial. Máscaras labiais noturnas oferecem um tratamento mais intenso, perfeito para renovar os lábios durante o sono.

Gostou de saber como proteger a pele do ar-condicionado? Ao seguir nossas dicas e usar os produtos da Vizcaya, sua pele ficará mais hidratada e protegida dos agentes externos!