BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Proteção térmica para o cabelo: como usar, produtos e muito mais!
12 fev

Proteção térmica para o cabelo: como usar, produtos e muito mais!

O uso de aparelhos térmicos para o cabelo, como secadores, pranchas e babyliss, pede uma proteção térmica nos fios para evitar os prejuízos causados pelo calor. Por isso, já existem diversos produtos capilares com proteção térmica, até mesmo shampoo e condicionador.

Neste texto, nós da Vizcaya falaremos sobre a importância da proteção térmica, além de compartilharmos dicas práticas e produtos para preservar a saúde do cabelo que recebe o calor das ferramentas térmicas. Confira abaixo!

O que é proteção térmica?

A proteção térmica ajuda na formação de uma camada de defesa para o cabelo, reduzindo os impactos do calor gerado por ferramentas como chapinha, secador e modelador. Essa proteção é fundamental para prevenir ressecamento e quebra dos fios. 

O calor constante desses aparelhos pode penetrar na fibra capilar, causando danos expressivos. Portanto, o uso regular do protetor térmico é altamente recomendado, uma vez que esse produto cria uma barreira protetora para preservar a fibra capilar.

Reprodução: Pinterest

Danos causados pelos aparelhos térmicos

O uso frequente de aparelhos térmicos e sem proteção térmica, como secadores, chapinhas, modeladores de cachos, pode causar diversos danos aos cabelos, como:

1. Ressecamento dos fios

O uso constante de ferramentas de calor pode levar a um ressecamento capilar. O calor excessivo retira a umidade natural dos fios, resultando em cabelos secos, ásperos e suscetíveis à quebra.

2. Quebra capilar

A exposição ao calor compromete a estrutura capilar, tornando os fios mais frágeis e propensos a quebras. Além disso, as pontas duplas se tornam uma realidade, comprometendo a saúde e a estética dos cabelos.

3. Frizz em excesso

O calor não apenas danifica a aparência, mas também a integridade dos cabelos. Ao comprometer a cutícula dos fios, a camada protetora externa, o resultado é um cabelo arrepiado, sem brilho e com muito frizz.

4. Perda de cor

Cabelos tingidos podem perder sua vivacidade devido ao calor dos aparelhos térmicos. O calor excessivo pode desbotar a cor, transformando cabelos coloridos em tonalidades opacas e sem vida.

👉 Como manter a cor do cabelo no verão: aprenda com 11 truques!

5. Danos ao couro cabeludo

Além dos danos visíveis, o couro cabeludo também sofre. O calor excessivo pode irritar, resultando em descamação, coceira e até mesmo queda de cabelo, afetando a saúde do couro cabeludo.

6. Envelhecimento precoce

O calor constante acelera o processo de envelhecimento dos fios. Cabelos mais finos e vulneráveis tornam-se uma realidade para aqueles que não tomam medidas para proteger seus cabelos do calor excessivo.

Reprodução: Pinterest

Benefícios ao usar proteção térmica para cabelo

As ferramentas de calor deixam de ser as ‘vilãs’ quando usamos proteção térmica nos fios. Para te convencer disso, veja os benefícios, a seguir: 

1. Escudo protetor 

O principal trunfo do protetor térmico é a criação de uma barreira defensiva entre o cabelo e o calor gerado pelas ferramentas térmicas. Essa medida proativa contribui significativamente para reduzir os danos causados pelo calor excessivo, como ressecamento, quebras e pontas duplas, garantindo a saúde e a estética impecáveis dos fios.

2. Hidratação preservada

As ferramentas térmicas têm o hábito de retirar a umidade natural dos cabelos, resultando em fios secos e sem vida. Já o protetor térmico, muitas vezes enriquecido com ativos hidratantes, ajudam a preservar a umidade capilar. O resultado são cabelos macios, sedosos, brilhantes e notavelmente saudáveis.

3. Adeus, frizz em excesso!

O excesso de calor é um convite ao frizz, mas os protetores térmicos agem como um escudo, mantendo as cutículas capilares fechadas e protegidas. 

Esse efeito barreira evita a formação do temido frizz, especialmente em dias chuvosos, deixando os cabelos alinhados e livres de fiozinhos rebeldes.

👉 Confira 10 dicas para evitar o frizz no cabelo em dias de chuva!

4. Facilidade na estilização

Além da proteção, os protetores térmicos são aliados na estilização dos cabelos. Com ingredientes específicos, facilitam o deslizamento da prancha ou do modelador, contribuindo para desembaraçar e modelar os fios. 

Por exemplo, os protetores destinados a cabelos cacheados ainda proporcionam obediência aos fios e auxiliam na definição dos cachos. Um verdadeiro aliado para expressar a beleza dos cabelos.

Shampoo e condicionador com proteção térmica

Além dos conhecidos séruns, leave-in e óleos, existem também shampoo e condicionador com proteção térmica. Você já ouviu falar sobre eles?

Esses produtos não apenas oferecem uma defesa eficaz contra o calor das ferramentas, como também proporcionam hidratação e condicionamento, deixando os cabelos irresistivelmente macios, brilhantes e livres de frizz.

A regularidade no uso de shampoo e condicionador com proteção térmica é a chave para obter os melhores resultados. 

Shampoo Essence Care

O Shampoo Essence Care da Vizcaya proporciona hidratação profunda, brilho intenso, fios mais alinhados e uma eficaz proteção térmica e UV.

Este shampoo delicado foi formulado para uma limpeza suave, sendo perfeito para o uso diário em cabelos opacos, ressecados e sem vida. 

Sua fórmula única é composta por ácido hialurônico, d-pantenol, vizbeauty*, água termal e brilho complex*, uma combinação poderosa que nutre o couro cabeludo, conferindo um brilho extremo e uma hidratação profunda de longa duração aos fios. 

Condicionador Essence Care

O Condicionador Essence Care da Vizcaya, perfeito para o uso diário em cabelos opacos, ressecados e sem vida, oferece brilho intenso, fios mais alinhados e também uma defesa eficaz contra danos térmicos e raios UV. 

Este condicionador é enriquecido com ativos que desembaraçam e proporcionam uma hidratação profunda. 

A combinação de ácido hialurônico, d-pantenol, vizbeauty*, água termal e brilho complex* trabalha harmoniosamente para infundir brilho extremo e garantir uma hidratação de longa duração aos seus fios.

Passo a passo para proteger os fios

Mantenha seus fios protegidos contra o calor com esse simples passo a passo utilizando shampoo e condicionador com proteção térmica:

  1. Lave os cabelos;
  2. Aplique o Shampoo Essence Care nos cabelos úmidos e massageie o couro cabeludo.
  3. Enxágue bem e aplique o Condicionador Essence Care no couro cabeludo, no comprimento e nas pontas dos cabelos.
  4. Deixe agir conforme a embalagem e enxágue.
  5. Aplique um leave-in com proteção térmica. Pode ser o Leave In Multi Frizz Control da Vizcaya, que oferece blindagem dos fios contra a umidade e também possui proteção térmica para até 230º graus;
  6. Aplique o produto nos cabelos úmidos ou secos, do comprimento às pontas;
  7. Penteie para distribuir o produto uniformemente;
  8. Seque os cabelos com um secador em temperatura baixa;
  9. Ao usar chapinha ou modelador de cachos, ajuste a temperatura para o mínimo necessário.
  10. Após o uso das ferramentas, aplique um sérum ou óleo capilar nas pontas dos cabelos para hidratar e proporcionar mais proteção contra o frizz.

Quer ter mais proteção térmica no cabelo no seu dia a dia? Então conte com a ajuda dos produtos da Vizcaya para ter fios protegidos do calor excessivo das ferramentas térmicas!