BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Óleo de rosa mosqueta para cabelo: o que é? Para que serve?
15 ago

Óleo de rosa mosqueta para cabelo: o que é? Para que serve?

mulher cuidando do cabelo para ilustrar matéria sobre óleo de rosa mosqueta para cabelo

Neste artigo, nós da Vizcaya contaremos tudo sobre um verdadeiro clássico nos cuidados capilares: o óleo de rosa mosqueta para cabelo! Esse produto maravilhoso é conhecido por ser um antioxidante natural poderoso, e o melhor é que ele não se limita só ao cabelo, não! Saiba mais a seguir!

Óleo de rosa mosqueta: o que é?

Antes de falarmos tudo sobre óleo de rosa mosqueta para cabelo, precisamos explicar por que esse tipo de óleo é tão utilizado no mundo da beleza.

O óleo de rosa mosqueta é produzido a partir das sementes de uma planta chamada rosa rugibinosa ou moshata, um arbusto da família das rosáceas

Essa planta é originária da Europa, mas foi levada para várias regiões, incluindo a Patagônia, meio oeste dos Estados Unidos, Chile e sul dos Andes.

O formato dessa planta é encantador, com suas flores brancas e rosadas (e às vezes até amareladas!). Mas o melhor de tudo é quando as pétalas caem e surge um frutinho oval de cor avermelhada, onde está o óleo de rosa mosqueta.

Principais propriedades

O óleo de rosa mosqueta é um verdadeiro aliado para cabelos, pele e unhas mais saudáveis. Confira suas principais propriedades:

  • rico em ácidos graxos, como o ácido oleico e linoleico
  • possui ômega 3, 6 e 9;
  • carregado com altas concentrações de vitaminas A, C, B1, B2, E e K.
  • potencialmente antioxidante e anti-inflamatório

Benefícios do óleo de rosa mosqueta para cabelo

O óleo de rosa mosqueta é um verdadeiro “tudo em um” para os cabelos! Separamos os principais benefícios, a seguir:

  • Hidratação e nutrição: esse óleo repõe a umidade e os nutrientes que nossos fios perdem, deixando o cabelo macio, brilhante e saudável.
  • Fortalecimento: esse óleo estimula a circulação no couro cabeludo, impulsionando o crescimento dos fios. Além disso, deixa os cabelos mais fortes, reduzindo a queda e a quebra.
  • Combate à queda de cabelo: ele combate a queda causada por inflamações no folículo capilar.
  • Estimula o crescimento: as vitaminas presentes nesse óleo trabalham diretamente no couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea e dando um empurrãozinho para o crescimento dos fios.
  • Proteção: ele cria uma película protetora que defende contra danos do sol, poluição, calor e produtos químicos. 
  • Regeneração: quando os fios já estão danificados, esse óleo ajuda a reparar as pontas duplas e fechando as cutículas.
  • Versátil: óleo de rosa mosqueta é recomendado para todos os tipos de cabelo, dos secos aos oleosos.
  • Leve: não deixa os fios pesados pois é absorvido de forma rápida.

👉 Por que é importante proteção solar para os cabelos? Saiba aqui!

Cuidados ao usar o óleo de rosa mosqueta

Quando se trata em usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo, é bom seguir alguns cuidados para garantir os melhores resultados. Confira as dicas:

Optar pela qualidade

Sempre opte por um óleo de rosa mosqueta de qualidade, ou seja, puro e prensado a frio, assim as propriedades ficam preservadas e nutrem os fios.

Armazenar corretamente

Para manter o óleo poderoso é necessário armazená-lo em um local fresco, seco e escuro. Isso porque a luz e o calor podem roubar a eficácia do produto.

Usar com moderação

Uma pequena quantidade de óleo de rosa mosqueta já é suficiente para todo o cabelo. Só uma gotinha, cerca de 0,05 ml, e os fios já ficarão nutridos.

Testar antes de usar

Antes de usar o óleo de rosa mosqueta pela primeira vez, faça um teste de alergia. Aplique uma gotinha na parte interna do braço ou atrás da orelha e espere 24 horas. Se não houver nenhuma reação, então pode usar sem medo!

4 formas de usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo

Aprenda diferentes maneiras diferentes de aplicar o óleo de rosa mosqueta no cabelo, dependendo do objetivo e da necessidade de cada pessoa. A seguir:

1. Como umectação 

Uma das formas de usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo é com a umectação. Essa técnica dá um boost de hidratação e nutrição nos fios. 

Para isso, basta aplicar o óleo em mechas, desde a raiz até as pontas, com o cabelo seco ou úmido. Além disso, é preciso massagear bem o couro cabeludo.

Faça um coque e deixe agir por 2 horas ou durante a noite toda. Depois, é só lavar o cabelo com shampoo e condicionador normalmente. Resultado? Um cabelo incrivelmente macio e brilhante!

2. Como finalizador

É possível fazer uma finalização arrasadora com o óleo de rosa mosqueta. Para isso, é só pegar uma gotinha do óleo, espalhar nas mãos e aplicar nas pontinhas do cabelo, tanto úmido quanto seco. Esse óleo vai selar as cutículas, reduzir o frizz e dar mais brilho!

👉 Quando e como usar finalizador para cabelo? Aprenda aqui!

3. Como potencializador 

Com o óleo de rosa mosqueta é possível fazer uma potencialização turbinada para ter um cabelo mega nutrido e restaurado. Basta pegar um creme de hidratação, nutrição ou reconstrução, e adicionar algumas gotinhas do óleo. 

Em seguida, misture bem e aplique nos fios lavados e úmidos, mecha por mecha. Deixe agir o tempo indicado na embalagem e enxágue bem.

4. Como pré-shampoo 

Outra opção é usar o óleo de rosa mosqueta como um pré-shampoo para limpar, hidratar e proteger o couro cabeludo. É necessário apenas aplicar o óleo na raiz e fazer uma massagem por 5 minutos. 

Depois, é preciso agir por 10 minutos e lavar o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. E pronto!

Dica extra: use produtos com óleos em suas fórmulas

Além do óleo de rosa mosqueta, existem diversos tipos de óleos para cabelo. Um dos mais utilizados no mundo dos cosméticos é o óleo de Argan

O óleo de Argan está presente em vários produtos incríveis, como a linha Byos Hidratação e Nutrição, que conta com:

E aí, gostou de saber como usar o óleo de rosa mosqueta para cabelo? Outra dica incrível é usar produtos com água termal em suas fórmulas, como todas as linhas da Vizcaya! Escolha qual produto mais combina com seu tipo de cabelo!