BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / 10 mitos e verdades sobre cabelo branco: tire as principais dúvidas!
11 maio

10 mitos e verdades sobre cabelo branco: tire as principais dúvidas!

A perda da pigmentação capilar é uma ocorrência comum, mas muitas vezes cercada de opiniões equivocadas. O surgimento dos fios grisalhos é um processo natural e permanente, o que gera diversos mitos e verdades sobre cabelo branco ao seu redor.

Neste artigo, nós da Vizcaya desvendamos as principais dúvidas sobre esse tema, oferecendo clareza e informações confiáveis para nossos leitores interessados em cuidados capilares. Confira abaixo!

10 mitos e verdades sobre cabelo branco

É inegável que os fios brancos são uma realidade para muitos de nós em algum momento da vida, não é verdade? No entanto, sempre escutamos diversos mitos e verdades sobre cabelo branco que não possuem nenhuma comprovação científica

Por isso, não se preocupe, desvendaremos os principais mitos e verdades sobre cabelo branco, a seguir:

1. Ter cabelo branco é hereditário

Verdade! A predisposição para ter cabelos brancos em idade jovem é frequentemente uma característica hereditária. Em muitos casos, a canície (embranquecimento dos fios) é influenciada por fatores genéticos, além de fatores ambientais e possíveis problemas capilares ou de pele. 

Algumas condições médicas, como o vitiligo, também podem impactar a pigmentação da pele do couro cabeludo e contribuir para o surgimento de fios brancos.

2. Se arrancar um fio de cabelo branco, nascerão mais fios brancos

Mito! A crença de que arrancar um fio de cabelo branco resulta no crescimento de dois em seu lugar é um mito! 

Embora essa teoria seja amplamente difundida, não há evidências científicas que a sustentem. Os cabelos crescem individualmente, então, se você arrancar um fio de cabelo branco, apenas um novo fio nascerá em seu lugar. É simples assim!

Massagem para crescer o cabelo: aprenda como fazer em casa!

3. Estresse causa o surgimento de fios brancos

Verdade! O estresse pode, de fato, contribuir para o surgimento de cabelos brancos, mesmo que não seja o único fator determinante.

O estresse crônico libera hormônios como o cortisol, que podem prejudicar as células-tronco responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor aos fios. Com o tempo, essa redução da melanina leva ao embranquecimento precoce.

mitos e verdades sobre cabelo branco

Reprodução: Pinterest

4. Os cabelos grisalhos são mais secos e frágeis

Verdade! Os cabelos grisalhos têm uma tendência natural a serem mais secos e rebeldes. Devido à falta de pigmentação, esses fios tendem a ser mais ásperos, desidratados e frágeis. 

Com menos proteínas, eles são mais propensos ao ressecamento e à quebra capilar, o que pode resultar em um aspecto arrepiado e difícil de controlar. Portanto, é importante investir em hidratações regulares para manter a saúde e a beleza desses cabelos.

5. Os fios brancos sempre aparecem na frente da cabeça

Esse é um dos mitos e verdades sobre cabelo que depende! É verdade que os fios brancos frequentemente aparecem na região da frente da cabeça, mas isso não é uma regra absoluta. 

Os cabelos na área da testa estão mais expostos a danos causados por produtos químicos e radiação solar, o que pode acelerar o processo de embranquecimento deles devido à produção aumentada de radicais livres. No entanto, o surgimento dos fios brancos segue geralmente o padrão de crescimento capilar único de cada pessoa.

Radicais livres no cabelo: saiba o que são e como combatê-los!

6. Fios brancos podem amarelar?

Verdade! Os cabelos brancos podem ficar amarelados devido ao contato com certos produtos químicos. O uso de shampoos contendo pigmentos escuros ou a exposição dos cabelos à água da piscina são exemplos de situações que podem resultar no amarelamento dos fios.

Portanto, use shampoos e condicionadores específicos para cabelos brancos. Esses produtos geralmente contêm ingredientes que neutralizam os tons amarelados e preservam a cor natural dos fios.

Nossa sugestão é o Shampoo Silver Touch da Vizcaya, desenvolvido para cuidar dos cabelos brancos, grisalhos e loiros (naturais ou coloridos). Sua fórmula conta com uma tecnologia especial e pigmentos balanceados que neutralizam os tons amarelados dos fios, ao mesmo tempo que oferece proteção contra os danos causados pela exposição solar. 

Para complementar, o ideal é usar o Condicionador Silver Touch da Vizcaya que também contém manteiga de Karité e nutre os fios fragilizados, garantindo maciez e brilho.

7. Exposição ao sol acelera o aparecimento de fios brancos

Mito! De fato, a exposição solar pode danificar os cabelos, tornando-os mais ressecados, frágeis e propensos à quebra. No entanto, não há evidências científicas que comprovem uma relação direta entre a exposição solar e o surgimento de fios brancos.

8. O fio de cabelo branco é mais grosso?

Verdade! Os fios de cabelo branco tendem a ser mais grossos devido a uma mudança celular. À medida que os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, diminuem em número e, em alguns casos, desaparecem completamente dos folículos pilosos com o tempo, ocorre um aumento na produção de queratina

Além da maior quantidade de queratina, o fio branco também pode apresentar bolhas de ar em seu interior. Dessa forma, a combinação do aumento da queratina e do espaço no interior do fio branco o torna perceptivelmente mais grosso do que o fio preto pigmentado.

mitos e verdades sobre cabelo branco

Reprodução: Pinterest

9. É possível tratar e reverter os fios brancos

Mito! Não há estudos científicos indexados na literatura médica que confirmem a existência de produtos ou procedimentos capazes de reverter o processo de embranquecimento dos cabelos. 

Portanto, os cabelos brancos são irreversíveis, mas existem tratamentos que podem ajudar a prevenir o surgimento de novos fios despigmentados. Além disso, gerenciar o estresse pode retardar o aparecimento de fios brancos.

10. Após os primeiros fios aparecem, rapidamente a cabeça toda fica branca

Mito! Não existe uma regra definitiva quanto ao tempo necessário para que toda a cabeça fique completamente branca. A velocidade desse processo dependerá do padrão individual de crescimento dos fios de cada pessoa, além da predisposição genética e racial em relação à redução programada dos melanócitos.

Agora você conhece os principais mitos e verdades sobre cabelo branco. Procure usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Conheça todas as linhas da Vizcaya e escolha a ideal para os seus fios!