BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Luz visível e luz azul: o que são e como proteger a pele?
19 jan

Luz visível e luz azul: o que são e como proteger a pele?

Luz vísivel e luz azul

Manchas, queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele… Parte do nosso dia a dia, a luz parece inofensiva mas pode causar grandes danos à pele. Por isso, proteger a cútis deve ser parte da rotina de cuidados de todo mundo – e não apenas de quem se preocupa com o aparecimento de rugas. A luz solar, no entanto, não é a única vilã da pele.  Abaixo, descubra qual a diferença entre luz visível e luz azul, como elas podem afetar a sua pele e aprenda como proteger a pele dos danos causados pela radiação.

 

Qual a diferença entre luz visível e luz azul?

A luz visível é a luz que enxergamos a olho nu – diferentemente dos raios UVA e UVB. A luz azul, por sua vez, é um espectro dentro da luz visível e é emitida por lâmpadas, lasers e telas em geral (TV, computador e smartphone, por exemplo).
Ou seja: enquanto o sol emite todos os espectros de luz, os aparelhos eletrônicos com tela emitem apenas a luz visível. Os raios invisíveis (a radiação ultravioleta e infravermelha) emitidos pelo sol são, no entanto, os maiores inimigos da pele e responsáveis pelos danos mais graves e profundos. Já a luz visível tem efeito na produção de radicais livres, que geram substâncias que degradam o colágeno, aceleram o envelhecimento da pele e podem manchar a pele.

 

Como proteger a pele da luz visível

Aqui, não há segredo: a melhor maneira de proteger a pele da luz visível é usando o protetor solar com proteção UVA e UVB e cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas (calças e camisas de mangas compridas, chapéus, óculos escuros).

 

Como proteger a pele do rosto da luz azul

A luz azul é transmitida por aparelhos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores. Isso mesmo: enquanto você lê esse artigo, a luz azul pode estar causando danos à sua pele!  Nem todo filtro solar protege a pele da luz azul. A melhor opção são as versões com cor do produto, que criam uma barreira física sobre a pele.

Apesar de deixar a pele com aspecto esbranquiçado, os filtros minerais, com dióxido de titânio e óxido de zinco, também são boas opções para proteger a pele da luz visível. Quer turbinar a proteção da pele contra a luz azul? Inclua na sua rotina séruns com ativos antioxidantes.