BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Gelo no rosto: o que é, para que serve e benefícios?
9 jul

Gelo no rosto: o que é, para que serve e benefícios?

Mulher aplicando gelo no rosto

Já experimentou o truque do gelo no rosto? É um segredo de beleza utilizado para reduzir inchaços sob os olhos, minimizar os poros em peles oleosas ou acalmar uma espinha inflamada.

No entanto, surgem preocupações válidas: há quem diga que esse método simples pode resultar em queimaduras na pele, deixando-a irritada e vermelha. 

Para desvendar o que realmente é mito ou verdade nessa prática, nós da Vizcaya exploraremos os efeitos, benefícios e a forma correta de usar o gelo na sua rotina de skincare. Confira!

 

Gelo no rosto: o que é?

As compressas geladas, agora popularmente conhecidas como “skin icing”, “gelo na pele” ou “gelo no rosto”, são uma técnica que utiliza cubos de gelo para reduzir inchaços e proporcionar hidratação facial. 

Essa prática ganhou destaque nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde influenciadoras famosas compartilharam seus benefícios e resultados visíveis.

O que o gelo faz na pele do rosto?

A prática envolve resfriar a pele com gelo ou compressas geladas. Os efeitos são imediatos e notáveis: o resfriamento causa uma vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos da pele se contraem, e estimula a drenagem linfática local. 

Isso ajuda a reduzir o inchaço facial matinal ou após um dia agitado, além de diminuir potencialmente a aparência dos poros. No entanto, é importante destacar que essa técnica não é considerada um tratamento comprovado. 

Benefícios ao passar gelo na pele

A técnica do gelo no rosto oferece uma série de benefícios. Vamos citar alguns deles, abaixo:

  • Complementa a skincare: é um ótimo complemento para a rotina de skincare semanal, preparando a pele para absorver melhor os produtos.
  • Reduzir a Inflamação: o resfriamento ajuda a diminuir a inflamação da pele, sendo útil para acne inflamada ou áreas avermelhadas.
  • Sensação de pele refrescada: o contato com o gelo proporciona uma sensação refrescante imediata, ideal para revigorar a pele cansada ou inchada.
  • Melhorar a circulação sanguínea: o resfriamento da pele estimula a circulação sanguínea local, o que pode contribuir para uma aparência mais saudável e radiante.
  • Tonifica a pele: a aplicação de gelo pode ser benéfica para tonificar a pele, fechar os poros e combater uma aparência cansada.

Skincare no frio: 8 dicas de cuidado com a pele!

 

Mitos e verdades sobre o gelo no rosto

Por ser uma receita caseira popular na internet, existem diversos mitos e verdades sobre o gelo no rosto. Confira quais são:

“Gelo reduz o inchaço no rosto e tira as olheiras”

Verdade! O gelo na pele é eficaz para reduzir o inchaço no rosto e nas olheiras. Essa técnica é conhecida por proporcionar à pele um aspecto mais descansado, ajudando a desinchar as bolsas sob os olhos e a suavizar as olheiras. 

“Posso deixar o gelo no rosto o tempo que quiser”

Mito! Mantenha a aplicação do gelo na pele apenas por 1 ou 2 minutos para obter os benefícios desejados.

“Gelo pode queimar a pele”

Verdade! O gelo pode queimar a pele se não for usado corretamente. É importante evitar o contato direto dos cubos de gelo com a pele, especialmente em peles sensíveis. 

“Pode usar gelo no rosto várias vezes por dia”

Mito! Se você ouviu falar que é benéfico aplicar gelo no rosto diariamente, lembre-se de que isso não deve ser feito em excesso. É aconselhável aplicar apenas uma vez por dia.

“Gelo seca espinha”

Verdade! O gelo pode ajudar a secar espinhas. Devido à sua baixa temperatura, quando aplicado na pele, ele promove a contração dos vasos sanguíneos na região da espinha.

Como proteger a pele do ar-condicionado? Aprenda as dicas aqui!

 

Como fazer em casa?

Para realizar o skin icing em casa de forma segura é preciso ter cuidado especial se sua pele for sensível. Veja o passo a passo:

  1. Prepare uma toalha macia: escolha uma toalha macia para o procedimento.
  2. Prepare os cubos de gelo: quebre os cubos de gelo e coloque uma quantidade suficiente para cobrir uma parte da toalha. Enrole a toalha de forma que os cubos de gelo não fiquem expostos.
  3. Teste na pele: antes de aplicar no rosto, teste a toalha com gelo em uma pequena área da pele para verificar como sua pele reage. Se sentir alívio, você pode prosseguir. Caso haja ardência ou irritação, não continue.
  4. Aplicação no rosto: com delicadeza, passe a toalha gelada na área desejada para refrescar, hidratar e reduzir o inchaço. O tempo de aplicação ideal é de 1 a 2 minutos.
  5. Movimentos circulares: faça movimentos circulares suaves em áreas específicas, como ao redor das olheiras, em espinhas ou perto dos lábios.

Se você busca por uma opção mais segura e eficaz do que o uso de gelo no rosto, 

a dica é usar Água Termal Skin Essence Care da Vizcaya. Ela acalma e regenera o equilíbrio da sua pele, reduzindo, assim, a sensibilidade e deixando-a hidratada.

imagem da água termal facial da linha Essence CareReprodução: Água Termal Skin Essence Care | Vizcaya

Além disso, por conter alto poder de hidratação, ela também possui propriedades anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes, revigorantes e regeneradoras.

Vai testar a técnica do gelo no rosto em casa? Então incorpore os produtos para a pele da Vizcaya na sua rotina de skincare.