BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Finalizador para cabelo: quando e como usar sérum, óleo e creme para pentear
3 jun

Finalizador para cabelo: quando e como usar sérum, óleo e creme para pentear

Finalizador para cabelo

Finalizador para cabelo é um produto que não pode faltar no nécessaire. Não importa seu tipo de fio: certamente, há um finalizador capilar que irá trazer benefícios para os seus cabelos! O finalizador para cabelo é versátil e é vendido em diferentes texturas e funções. Entenda as diferenças entre os finalizadores para cabelos e descubra como escolher, quando e como usar o finalizador capilar certo:

 

Quando usar o finalizador para cabelo?

O finalizador para cabelo é um termo que engloba produtos com diferentes funções. Mas, como o nome mesmo explica, um finalizador está na última etapa na ordem de aplicação de produtos para cabelos. Ele geralmente é usado após a lavagem. Sua função? O finalizador pode proteger os fios do calor do secador ou chapinha, pode ser usado para acabar com o frizz, modelar os cachos ou simplesmente para dar brilho. 

 

Os finalizadores capilares também fazem sucesso nos salões de beleza: são usados por cabeleireiros para dar o toque final no penteado. Há um finalizador para cada estilização capilar. Alguns produtos doam volume, outros aumentam a fixação do penteado e ainda existem aqueles que dão acabamento. Para isso, diferentes fórmulas e texturas entram em ação. Abaixo, te contamos tudo o que você precisa saber sobre como usar cada tipo de finalizador para cabelo.

 

Quais são os tipos de finalizador? 

O finalizador para cabelo é facilita os cuidados diários dos cabelos. Ele pode hidratar, nutrir ou apenas estilizar os fios. O finalizador pode ainda ter ação selante, que fecha as cutículas capilares fazendo com que a cor e os tratamentos durem muito mais tempo nos fios.

 

Veja como usar diferentes tipos de finalizador para cabelo: 

 

Sérum – Assim como o sérum para o rosto, o sérum capilar é um tipo de leave-in que possui a textura mais leve e fluída do que os cremes comuns. Por isso mesmo, esse é o tipo de finalizador para cabelo ideal para quem tem os fios finos ou com pouco volume. Não vive sem chapinha e escova? Então inclua na sua rotina um sérum com proteção térmica, que protege os cabelos do calor de aparelhos elétricos. O sérum Multi Frizz Control, de Vizcaya, tem 72 horas de ação anti-frizz e blindagem dos fios contra a umidade, além de proteção térmica para até 230ºC.

 

Óleo – Que tal uma dose de brilho instantâneo nos cabelos? Os óleos vegetais, como ojon e argan, trazem diferentes benefícios para todos os tipos de cabelo. O óleo de macadâmia, por exemplo, recupera os fios após procedimentos químicos, controla o volume dos cabelos e ainda define os cachos. Um dos óleos mais populares que existe, o óleo de jojoba é rico em vitaminas A, B1, B2 e E e  auxilia no crescimento dos cabelos, além de  tratar a caspa.

 

Creme para pentear – Se você é do time que sofre na hora de desembaraçar os cabelos, saiba que  o creme para pentear é o produto ideal para o seu nécessaire. O produto, que também ajuda a controlar o volume e eliminar o frizz, deve ser aplicado nos cabelos úmidos. Espalhe o creme para pentear na palma das mãos e então aplique no comprimento dos cabelos.

 

Mousse – O mousse pode possuir duas funções: dar volume ou modelar os cabelos. O mousse de volume dá textura e movimento aos cabelos e deve ser aplicado nos fios ainda úmidos. Para isso, aplique o produto aos poucos, enquanto seca com a ajuda do secador e usa uma escova redonda. O mousse modelador, por sua vez, deve ser aplicado nos cabelos já secos e escovados. Depois, é só enrolar com o babyliss. 

 

Spray de fixação – O spray de fixação é usado para aumentar a durabilidade de penteados. Este finalizador pode ser usado durante a criação do penteado ou em sua finalização. O produto também pode ser usado nos cabelos soltos ou presos, com uma única condição: ele deve ser aplicado a uma distância de pelo menos 15 centímetros, para evitar que o produto se acumule e pese os fios.

 

Existem ainda outros tipos de spray, como o spray de volume (perfeito para encorpar as madeixas dos cabelos muito finos) e o spray de brilho (que também oferece efeito anti-frizz).

 

Cera – A cera é o produto ideal para definir os fios, sem marcar os cabelos. Por isso mesmo, ela é muito utilizada para finalizar cabelos masculinos no dia a dia. Para isso, é só espalhar uma pequena quantidade na palma das mãos e, em seguida, modelar os cabelos como preferir. 

 

Gel – O gel é um finalizador modelador. Geralmente, esse tipo de produto tem o acabamento com alto brilho e deixa os fios com o aspecto molhado. O gel fixador pode ser usado para manter penteados como coques e rabos de cavalo no lugar por mais tempo. É só aplicar o produto nos cabelos secos e prosseguir com o penteado. Versátil, o gel fixador ainda pode ser usado para alisar os fios: nesse caso, é só aplicá-lo antes de fazer a escova. Mas, atenção: nada de usar gel diariamente – o acúmulo do produto pode causar o aparecimento da falsa caspa

 

Gelatina capilar – A gelatina possui a função muito similar ao gel, porém é mais densa e encorpada. Por isso mesmo, é especialmente indicada para modelar os cabelos cacheados. A gelatina capilar modela e fixa os fios, além de eliminar o frizz. É o finalizador perfeito para o dia seguinte ou para deixar os fios mais bonitos em um bad hair day: é só esfregar o produto na palma das mãos e aplicá-lo nos cabelos secos. Depois, amasse os fios com as mãos.