BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Como fazer shampoozada: clareando os cabelos com shampoo
23 fev

Como fazer shampoozada: clareando os cabelos com shampoo

como fazer shampoozada

A shampoozada é um truque de beleza para ter sempre na manga: ela pode salvar os seus cabelos quando uma coloração dá errado, mas também é utilizada para clarear os fios de maneira simples e rápida. Abaixo, te contamos tudo o que você precisa saber sobre como fazer shampoozada em casa e quais cuidados deve tomar durante o procedimento. 

 

O que é shampoozada?

Antigamente era um tratamento exclusivo de salão, mas ganhou as adeptas das receitas caseiras pela facilidade em que pode ser feita. Ela também é conhecida em inglês como “soap cap”, um tratamento para a remoção de pigmentos indesejados nos fios. 

 

Quando fazer shampoozada?

Ela pode ser feita quando os cabelos  estão com algum tipo de pigmento indesejado nos fios. Pode ser um matizador que ficou tempo demais nos cabelos (e os deixou azulados!), uma tintura fantasia que começou a desbotar, aquela máscara colorida que deu um resultado ruim ou resíduos de tonalizantes que mancharam a fibra capilar.  

 

A shampoozada ainda pode ser usada nos cabelos loiros que ficaram esverdeados após um mergulho na piscina ou chumbados por excesso de pigmento nos fios. Mas, atenção: ela não remove tinturas antigas da fibra capilar, ok? Essa técnica também não remove coloração permanente sobre coloração permanente.

 

Mas o conserto de erros na coloração não é o único uso da shampoozada nos cabelos: esse truque pode ainda ser utilizado para clarear os fios deixando um resultado bastante natural. Isso porque ela deixa os cabelos com um leve brilho dourado e clareia apenas 1 ou 2 tons. Uma mudança bem discreta, mas que faz toda a diferença!

 

Como fazer shampoozada: receita caseira com apenas três ingredientes

A shampoozada consiste em uma mistura de 1 medida de água oxigenada,  1 medida de  pó descolorante e 1 medida de shampoo neutro. A quantidade da mistura varia de acordo com o comprimento dos seus cabelos. Aplique a mistura nos cabelos úmidos e aguarde cerca de 30 minutos. Depois, lave os fios normalmente e finalize com uma máscara específica para cabelos com química, como a Máscara Vizcaya de Tratamento Pós Escova Progressiva, enriquecida com ativos que recuperam a fibra capilar, como Pantenol, Queratina, Creatina, Proteína do arroz, Oléo de Jojoba e Manteiga de Cupuaçu.

Máscara Vizcaya de Tratamento Pós Escova Progressiva

 

Como fazer shampoozada no cabelo escuro

A shampoozada pode clarear os cabelos pretos, deixando-os em um tom de castanho médio. No entanto, pode ser que os fios fiquem com um tom levemente acobreado. Nesse caso, após fazer o procedimento, é possível fazer a matização da cor para neutralizar os reflexos alaranjados e deixar os fios loiros. Sabe aquele visual morena iluminada? A shampoozada é o tratamento caseiro perfeito para conquistar esse look!

 

Como fazer shampoozada no cabelo loiro

Se você é do time das loiras e quer dar uma iluminada nos cabelos, a shampoozada é o tratamento perfeito para você. Ela pode corrigir os reflexos azulados, esverdeados ou alaranjados nos cabelos loiros, mas também pode ser utilizada para iluminar ainda mais os fios.

 

A shampoozada estraga os cabelos?

A mistura de água oxigenada, shampoo e descolorante pode, sim, ressecar os cabelos. Por isso, depois de fazer a shampoozada em casa, invista em um tratamento de reparação profunda. Vale investir em uma reconstrução capilar, com máscaras ricas em proteínas, como a Máscara Vizcaya de Tratamento Force Restore.

Máscara de Tratamento Vizcaya Force Restore

Há alguns casos em que a shampoozada não é recomendada. Ela não deve ser feita em fios com alisamentos não compatíveis com amônia – uma vez que há descolorante na mistura da receita. A combinação de progressiva e coloração pode ser perigosíssima para os cabelos! Se você está com os cabelos elásticos, muito danificados ou quebradiços também deve evitar fazer a shampoozada, porque o tratamento pode agravar os danos na fibra capilar e deixar os cabelos ainda mais fragilizados.