BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Ácido hialurônico para cabelo: benefícios e como usar!
19 dez

Ácido hialurônico para cabelo: benefícios e como usar!

ácido hialurônico para cabelo

O ácido hialurônico é considerado uma verdadeira estrela no universo da beleza, e com razão. Mas afinal, o que é esse componente? Funciona mesmo o ácido hialurônico para cabelo? Por que a indústria dos cosméticos capilares está tão entusiasta em relação a ele? 

Nós da Vizcaya vamos desvendar os benefícios desse poderoso hidratante e entender sua importância para os fios. Confira abaixo!

O que é ácido hialurônico? 

Antes de explicarmos sobre o ácido hialurônico para cabelo, precisamos explicar o que é ácido hialurônico. 

Esse ácido é uma substância naturalmente produzida pelo organismo, responsável por impulsionar a produção de colágeno, promovendo a firmeza da pele.

Devido à sua origem orgânica, é um ativo versátil que se adapta a todos os tipos de pele e tipos de cabelos nos cuidados cosméticos. Ele atua retendo água nas células, proporcionando hidratação e contribuindo para a regeneração da pele e dos fios. 

👉 Ácido Hialurônico na pele: o que é, benefícios e como usar!

Como funciona o ácido hialurônico para cabelo?

O ácido hialurônico para cabelo oferece uma solução para fios com frizz, ressecamento e pontas duplas. Isso porque esse ativo é eficaz na hidratação.

Além disso, ele combate os sinais de desidratação causados por agressões químicas, mecânicas e ambientais, como tratamentos químicos, uso de calor, exposição solar, umidade e água com cloro.

Ainda, ele contribui para a regeneração dos fios ao agir como um hidratante e protetor, mantendo a fibra capilar íntegra e impedindo danos. 

Isso não apenas repara danos existentes, mas também previne a quebra e aumenta o brilho dos cabelos. Para cabelos finos ou porosos, o ácido hialurônico também proporciona um efeito encorpado, tornando os fios mais saudáveis.

ácido hialurônico para cabelo

Reprodução: Pinterest

Ácido hialurônico é indicado para qual tipo de cabelo?

Para todos! No entanto, o ácido hialurônico é principalmente benéfico para cabelos danificados por vários motivos, como tratamentos químicos frequentes, alisamentos, colorações intensas, uso excessivo de calor, lavagens com água muito quente e exposição prolongada ao sol, poeira e poluição. 

Sua ação hidratante e de preenchimento direciona-se especificamente a esses danos, protegendo a estrutura do cabelo e evitando a abertura das cutículas. Isso mantém o tratamento dentro dos fios, resultando em uma aparência mais saudável e bonita.

Benefícios do ácido hialurônico nos fios

São diversos benefícios que o ácido hialurônico oferece para as nossas fibras capilares. Confira alguns deles:

  • Hidratação profunda: o ácido hialurônico proporciona uma hidratação intensa aos cabelos, retendo a água nas células capilares e contribuindo para sua regeneração.
  • Regeneração dos fios: além da hidratação, atua na proteção e regeneração dos fios, combatendo o ressecamento, frizz e pontas duplas.
  • Dar volume: se você tem cabelos finos ou porosos, o ácido hialurônico também é uma excelente escolha por ajudar a dar mais volume e saúde aos fios, deixando-os mais encorpados e saudáveis.
  • Combate aos danos externos: útil especialmente para cabelos ressecados por agressões químicas, mecânicas e externas, como exposição solar, umidade e tratamentos químicos.
  • Nutrição e reparação: o ácido hialurônico nutre os fios, repara danos e reconstrói a fibra capilar, reduzindo o frizz e proporcionando um brilho revitalizante.
ácido hialurônico para cabelo

Reprodução: Pinterest

Benefícios do ácido hialurônico para o couro cabeludo

Além dos benefícios para o cabelo, o ácido hialurônico oferece uma variedade de vantagens para o nosso couro cabeludo. São ele:

  • Hidratação: ao reter a água, o ácido hialurônico mantém o couro cabeludo hidratado, reduzindo descamação, coceira e inflamação.
  • Melhora a circulação sanguínea: estimula a circulação sanguínea, promovendo o crescimento capilar e minimizando a queda de cabelo.
  • Ação anti-inflamatória: suas propriedades anti-inflamatórias reduzem a inflamação no couro cabeludo, aliviando sintomas como coceira e descamação.
  • Proteção contra danos: oferece proteção contra danos causados pelo sol, poluição e produtos químicos.

👉 Poluição: saiba como prevenir o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos!

Como usar ácido hialurônico no cabelo?

Abaixo, veja um passo a passo para incorporar o ácido hialurônico na sua rotina capilar no dia a dia. Confira:

Primeiro passo: shampoo eficiente

Lavar o cabelo corretamente, com água na temperatura ideal e massageando suavemente, mantém o couro cabeludo saudável. 

Se você enfrenta ressecamento no comprimento dos fios, escolha shampoos que ajudem a recuperar a maciez e o brilho, sem sobrecarregar.

Segundo passo: condicionador poderoso

Optar por um condicionador poderoso para dar um reforço na hidratação, já que esse produto tem poder de deixar os fios mais brilhantes e macios.

Terceiro passo: estratégia no cronograma

Ao seguir para o terceiro passo, lembre-se de usar uma máscara de hidratação com o ácido hialurônico na fórmula. Máscaras com esse ativo previnem quebras, ressecamentos e conferem brilho.

Nossa dica é a Máscara de Hidratação Profunda Essence Care da Vizcaya, que é uma excelente opção para reviver os fios sem vida. Ela incorpora o complexo VIZBEAUTY* com Ácido Hialurônico, D-Pantenol e ativos nutritivos, cuidando intensamente do couro cabeludo e dos fios.

O Ácido Hialurônico desempenha um papel fundamental na reparação dos danos, fortalecendo os fios contra a quebra, prolongando a hidratação, intensificando o brilho e garantindo uma sedosidade prolongada. 

Além disso, ele atua como um protetor, preenchendo e preservando a fibra capilar, evitando a perda de água e o ressecamento.

Quarto passo: use Água Termal

As Águas Termais oferecem um brilho imediato e controlam o frizz. Ao incluir esse produto com ácido hialurônico, você obtém benefícios como um visual mais luminoso sem sobrecarregar os fios. Além disso, oferecem outros benefícios como definição, alinhamento e proteção térmica.

A Água Termal Capilar Essence Care da Vizcaya traz consigo um mix de Ácido Hialurônico e Vitaminas Essenciais, oferecendo um tratamento completo: reparação dos fios, cuidado com o couro cabeludo, fechamento das cutículas, proteção solar e blindagem contra a umidade.

O Ácido Hialurônico fortalece os fios, aumenta sua resistência à tração e proporciona uma hidratação duradoura, resultando em mais brilho, maciez e suavidade, ao mesmo tempo, em que evita a quebra, preenchendo e protegendo a fibra capilar para evitar a perda de água e o ressecamento.

Se você ficou interessado no ácido hialurônico para cabelo, então pode usar os produtos da Vizcaya que possuem esse ácido em suas fórmulas, garantindo hidratação dos seus fios.