Umectação capilar: o que é, passo a passo e quais vantagens deste tratamento!

Quer deixar os cabelos bonitos fazendo pouco esforço e sem gastar muito? Invista nos óleos vegetais! A umectação é um tratamento capilar eficiente e super fácil de fazer. Para facilitar sua vida preparamos um guia completo sobre o tratamento, que pode ser feito em todos os tipos de cabelos. Descubra abaixo qual o melhor óleo vegetal para o seu tipo de cabelo, como fazer a umectação capilar em casa e como incluir o tratamento na sua rotina de cuidados.

Afinal, o que é umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento à base de óleos vegetais e sua principal função é nutrir os fios. Por isso, a umectação capilar é especialmente indicada para quem tem cabelos com tendência ao ressecamento, aparecimento de frizz e pontas duplas.

Os óleos vegetais ainda possuem diferentes propriedades antioxidantes e nutritivas. Ou seja: a umectação é um tratamento poderosíssimo para os fios! Você verá que após aplicar óleo vegetal seus cabelos ficarão mais macios, sem frizz, brilhantes e saudáveis. Se você tem os cabelos cacheados, a umectação ainda ajudará a deixar seus cachos mais definidos.

Maneiras de aplicar o óleo vegetal

O óleo vegetal pode ser aplicado nos cabelos sujos ou limpos, secos ou úmidos. Separe o cabelo em mechas e aplique o óleo em todo o comprimentos e pontas. Prenda o cabelo em um coque baixo soltinho e aguarde de duas a três horas. Então, é só lavar normalmente os cabelos. Hora de finalizar o tratamento! De preferência, deixe os fios secarem naturalmente. Evite o uso da chapinha, modelador de cachos ou secador.

Outro método famoso é a umectação noturna, perfeita para quem possui pouco tempo para se dedicar aos cuidados dos fios. Nesse caso, aplique o óleo nos cabelos antes de dormir, prenda os fios em um coque baixo e proteja-os com uma touca para não sujar a fronha.  Lave os cabelos no dia seguinte.

Como escolher o óleo certo

O primeiro passo para a umectação é escolher o óleo vegetal que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo. Selecionamos alguns dos óleos vegetais capilares mais famosos quando o assunto é umectação capilar. Dica: prefira os óleos vegetais puros, ok?

Óleo de argan:
Vastamente conhecido no mundo da beleza, é rico em vitamina E, que atua como antioxidante contra o envelhecimento precoce dos fios. Por possuir a textura leve, o óleo de argan pode ainda ser usado para finalizar os fios, doando brilho instantaneamente.

 

Sérum Evolution Vizcaya

Para finalização, aposte no Sérum Evolution, que contém óleo de argan entre seus componentes e doa brilho, maciez e muito mais aos fios.

Óleo de rícino:

Extraído da planta de mamona, o óleo de rícino é conhecido pelos benefícios que oferece para os cabelos, pele e unhas. Entre as vantagens que traz para os fios, estimula o couro cabeludo (o que, consequentemente, auxilia no crescimento dos cabelos) e ainda auxilia no combate à caspa, uma vez que possui propriedades antifúngicas.

Este óleo ainda equilibra a produção de sebo mas, atenção: quem possui raiz excessivamente oleosa deve usar o óleo de rícino por apenas alguns minutos. A melhor maneira é aplicá-lo é como pré-shampoo, alguns minutos antes do banho. Depois, é só removê-lo completamente com o uso de shampoo.

Óleo de jojoba:

Está na dúvida sobre qual óleo usar? Então vá de jojoba! Extraído da castanha de jojoba, pode ser usado em todos os tipos de cabelos, inclusive em cabelos oleosos. Entre os benefícios do óleo estão a redução de oleosidade, combate da caspa, além da ação nutritiva e restauradora. Melhor: ele nutre sem pesar os fios!


O óleo de jojoba também traz muitos benefícios quando utilizado como ingrediente em produtos capilares. A máscara
Ultra Nutritiva Pós Escova contém o óleo em sua composição e ajuda a nutrir, reparar e fortalecer os fios.

 

 

Óleo de coco:

Quando o assunto é umectação, um dos óleos mais queridos é o óleo de coco. E não por acaso! Este óleo é rico em vitamina E e vitamina K, possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Ou seja, ele age em três frentes: contra a caspa, contra o ressecamento e a perda de nutrientes.

Como incluir a umectação capilar na sua rotina

A umectação é uma técnica que se encaixa na etapa de nutrição do cronograma capilar. Por isso, o ideal é intercalar a umectação com outros tipos de tratamentos, como hidratação e reconstrução. A frequência do uso do óleo vegetal irá depender da situação dos seus fios.


Para aproveitar ainda melhor os benefícios nutritivos, inclua na sua rotina de cuidados produtos com óleos na fórmula, como a linha
Nutritiva Pós Escova, que potencializará o efeito nutritivo e deixará os fios ainda mais bonitos e saudáveis.

 

Vizcaya
A expert da beleza, com máximo de performance e o poder da Água Termal

Deixe uma resposta