Tipo de cacho: descubra qual o seu e aprenda a como tratar!

Tem dificuldades na hora de cuidar dos seus cachos? Saiba que os fios cacheados podem ser divididos em categorias, o que facilita muito na hora de entender e cuidar das madeixas cacheadas. Afinal, cada cabelo possui características e necessidades. Vamos descobrir seu tipo de cacho?

Tipo de cacho: descubra qual o seu

O cabeleireiro norte-americano Andre Walker (ninguém menos do que o profissional responsável pelas madeixas da apresentadora Oprah!) facilitou a vida das mulheres na hora de explicar as diversas texturas dos fios cacheados.

Os fios são categorizados, de acordo com sua curvatura, da seguinte forma: cabelos lisos (1), cabelos ondulados (2), cabelos cacheados (3) e cabelos crespos (4). Os tipos de curvatura, por sua vez, são divididos em subtipos.

Dentro dessas categorias existem subcategorias: a,b e c.

Tipo de cacho 2 – Ondulados

O cabelo tipo 2 é o ondulado, ou seja, liso na raiz e com ondulações no comprimento e pontas. Este tipo de fio tende a ser macio, podendo apresentar ressecamento nas pontas.

2A
É o cabelo que mais se aproxima do liso (tipo 1), os fios do tipo 2a apresentam leve ondulação.
2B
Fios com ondulações por toda sua extensão. Lisos na raiz e com ondulações por todo comprimento.
2C
Cabelos com ondulações bem marcadas, praticamente cacheados, com bastante volume da raiz às pontas.
Como cuidar dos cabelos tipo 2:

Os fios ondulados tendem a não ser extremamente ressecados, apresentando ressecamento apenas nas pontas. Para cuidar dos cabelos, sem pesar, invista na hidratação.

Um dos problemas recorrentes entre as onduladas é a falta de definição. Quer ondas mais definidas? Aposte nos finalizadores! Aplique no comprimento e pontas, amassando delicadamente os fios, o que ajudará na definição.

 

Tipo de cacho 3 – Cacheados

Cachos, muitos cachos! Os fios em formato de mola, dos mais abertos aos mais fechados, tendem a ser volumosos e um pouco ressecados. Isso porque, devido ao  formato espiral, a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não consegue chegar ao comprimento e pontas, deixando os fios secos.

3A
Cachos mais abertos e largos. Geralmente, possuem menos volume e pode apresentar raiz lisa.
3B
Cachos mais definidos e volumosos que o 3A. Raiz tende a ser ondulada.
3C
Cachos menores, mais fechados e com mais volume.
Como cuidar dos cabelos tipo 3:

Para combater o ressecamento se jogue na hidratação, que nunca é demais. Os cachos tipo 3 também precisam de nutrição, que irá reduzir o frizz.

Quer dar uma turbinada na definição? Invista no spray ativador de cachos Pro Cachos. Super leve, não irá pesar os fios e deixará os cachos super definidos.

 

Tipo de cacho 4 – Crespos

Os fios do tipo 4 têm a estrutura menor, os cachos são mais estreitos e tendem a encolher. Quando seco, o cabelo tipo 4 pode encolher em até metade do seu comprimento quando molhado.

4A
Fios enrolados desde a raiz, finos e volumosos.
4B
Como os fios tipo 4A, são fios mais finos, volumosos e bem enrolados. A diferença é que o cabelo tipo 4B possui cachos menores e mais fechados
4C
Os fios tipo 4C podem apresentar alguns cachos espaçados, porém a textura mais comum é em formato de “Z”. Este tipo de fio tende a ser delicado e frágil.
Como cuidar dos cabelos tipo 4:

Para manter os fios hidratados por mais tempo, evite lavar os cabelos todos os dias. Além disso, aposte no Cronograma Capilar, que irá hidratar, nutrir e reconstruir os fios, os deixando mais saudáveis.

Para evitar o frizz e não deformar os cachos, não penteie os fios secos. Use um pente de dentes largos, com os cabelos ainda úmidos, para pentear.

 

Fitagem para cachos mais bonitos e definidos

Spray Ativador de Cachos
Uma das maneiras mais populares de se estilizar os fios cacheados é através da fitagem. A técnica é perfeita para quem sonha com os cachos perfeitos, bem definidos, e pode ser reproduzida em casa facilmente: você só vai precisar de um creme de pentear ou leave in em mãos. Preparada?

 

Após lavar normalmente os fios, tire a umidade com a ajuda de uma toalha de microfibra. Então, separe os cabelos em mechas e desembarace os fios com os próprios dedos. Aplique um pouco de creme no comprimento dos fios e vá penteando os cabelos com os dedos, formando “fitas”. Então, vá distribuindo o creme mecha a mecha (ou melhor, “fita” a “fita”), até que todo o comprimento dos cabelos esteja dividido em fitas. Amasse as mechas com as mãos em direção à raiz. Aguarde os fios secarem naturalmente e pronto!

Vizcaya
A expert da beleza, com máximo de performance e o poder da Água Termal

Deixe uma resposta