Nutrição capilar: guia prático do tratamento com óleos vegetais

Cabelos ressecados e sem vida podem ser sinal de que os seus fios precisam de nutrição capilar. Pensando nisso, elaboramos esse guia com tudo o que você precisa saber sobre a segunda etapa do cronograma capilar (as outras são hidratação e reconstrução, lembra?). Descubra por que a nutrição é um tratamento tão importante e aprenda como fazê-la em casa.

O que é nutrição capilar?

A nutrição capilar é um tratamento que pode ser feito em casa ou no salão. Ele é responsável por devolver a umidade aos fios, além de repor a camada lipídica protetora dos cabelos.

Benefícios da nutrição 

O sebo produzido no couro cabeludo tem a função de proteger os fios de agentes externos, como sol, vento e secador. Mas, muitas vezes por conta do excesso de lavagens, do formato da fibra capilar (cabelos crespos são mais propícios ao ressecamento) e até do uso de água quente, os fios perdem essa camada protetora e acabam ficando expostos aos danos do calor e poluição.

Para proteger os fios, é preciso aderir aos tratamentos nutritivos. Além de deixar os fios protegidos, esses tratamentos devolverão a maleabilidade e o brilho da fibra capilar. A nutrição ainda reduz a quebra, melhora a penteabilidade dos cabelos, reduz o frizz e fortalece a fibra capilar. E, não se engane, cabelos oleosos também precisam desse cuidado extra, viu? Nesse caso, o tratamento nutritivo deve ser direcionado às pontas.

Como fazer a nutrição capilar em casa

Há duas maneiras de fazer nutrição em casa: a primeira é usando máscaras ricas em óleos ou manteigas vegetais, como argan, cupuaçu, ojon e jojoba. A segunda é por meio da umectação, técnica que usa óleos vegetais puros para devolver a camada lipídica aos fios.

compre aqui


Nutrição capilar com máscara –
O primeiro passo é lavar os cabelos com um shampoo de limpeza profunda, como o Deep Cleansing. Ele abre as cutículas dos fios e remove partículas de poluição e produtos finalizadores.

 

 

compre aqui!


Depois, enxugue com uma toalha e aplique a máscara Nutri Intense, rica em óleos de coco e macadâmia, no comprimento e pontas dos cabelos. Faça movimentos de enluvamento pelo menos quinze vezes em cada mecha para garantir uma nutrição profunda. Aguarde o tempo de pausa de três minutos e enxágue com água fria.

 

 

Nutrição capilar com óleos vegetais – Também conhecida como umectação capilar, a nutrição com óleos vegetais é ideal para recuperar fios extremamente ressecados. Por isso, faz muito sucesso entre as mulheres de cabelos ondulados e cacheados.

compre aqui

Depois de lavar os cabelos com o shampoo Deep Cleansing, aplique o óleo vegetal escolhido mecha a mecha. Faça movimentos de enluvamento. Aguarde por trinta minutos. Depois, lave os cabelos normalmente.

 

 

Dica: prefira os óleos puros, sem adição de outros ativos. Este cuidado garantirá um resultado muito mais profundo.  Vale usar os óleos de coco, manga, argan, ojon e oliva, por exemplo.

Com qual frequência fazer a nutrição capilar?

A nutrição capilar deve ser feita de acordo com as necessidades dos seus fios. Se os seus cabelos estão muito ressecados, os tratamentos nutritivos podem ser feitos até três vezes por semana, sempre alternando com máscaras hidratantes. Se os fios estão saudáveis, então de uma a duas vezes por semana é suficiente para manter os cabelos com brilho e bem cuidados.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Experimente e depois nos conte o resultado aqui no nos comentários!

 

Deixe uma resposta