Lavar os cabelos todos os dias: é certo ou errado?

Esta dúvida persegue a maioria das mulheres, lavar os cabelos todos os dias faz mal? A resposta é: depende! Para saber se os seus fios podem ser lavados todos os dias e continuarem saudáveis confira a matéria feita por nossa especialista, Sheila Duarte.

Lavar o cabelo todos os dias faz mal: mito!

Está afirmação não é verdade. Quem tem o couro cabeludo oleoso ou pratica atividade física diariamente deve lavar os fios com mais frequência, podendo ser diariamente. Já os cabelos mais ressecados não aceitam bem lavagens diárias. Por isso, quem tem esse tipo de fio deve evitar a prática.

Quantas vezes se considera correto lavar os cabelos?

A especialista diz que a higienização deve ser feita de acordo com a necessidade de cada um, não existindo um número específico de lavagens correto.

Deixar de lavar o couro cabeludo com certa frequência pode levar ao surgimento de descamação e coceira, conhecido como dermatite seborreica.

Afinal, eu posso lavar os cabelos todos os dias?

 

A frequência de lavagens dependerá do estado dos fios e do couro cabeludo, vejamos:

 

  •  Cabelos oleosos:

a produção de secreção sebácea é bem maior ao longo do dia, promovendo um brilho excessivo e deixando os cabelos com aspecto de sujos. Quando a oleosidade é acompanhada de descamação, a chamada caspa oleosa, a especialista Sheila Duarte aconselha lavar os fios com mais frequência. A higienização diária não irá causar danos nestes casos.

 


A sugestão é o Shampoo e o Condicionador Botanique Cabelos Oleosos. Os produtos são ricos em extratos de alecrim e pimenta, sendo enriquecidos também com água termal. A linha cuida completamente dos fios, sem pesar, mantendo os cabelos livres da oleosidade excessiva e os deixando mais leves e saudáveis.

 

 

  • Cabelos secos:

Há pouca secreção sebácea, o que torna as madeixas mais opacas e secas. Lavando os fios diariamente estaremos removendo a pequena secreção existente e deixando os fios ainda mais sem brilho.

Por este motivo, não se recomenda a lavagem diária para este tipo de fio. A higienização dos cabelos secos deve ser feita em dias alternados, ou quando o cabelo estiver com aspecto de sujo.

 

 

Para o tratamento dos cabelos secos opte pelos produtos da linha Hydra Care (shampoo, condicionador e máscara). Com a tecnologia Hydra Complex, que oferece máxima hidratação e maciez, a linha deixará seus fios bonitos e macios por mais tempo.

 

 

 

Lavar os cabelos todos os dias: quais as dicas para manter os cabelos limpos por mais tempo?

Recomenda-se utilizar sempre um shampoo específico ao seu tipo de cabelo. Normalmente os mais cremosos dão um melhor resultado nos cabelos mais secos e os shampoos menos cremosos limpam melhor os cabelos oleosos.

Para uma boa limpeza do couro cabeludo, o ideal é aplicar o shampoo em duas etapas. Já os condicionadores ou máscaras devem ser aplicados apenas nos comprimentos e pontas, afirma Sheila Duarte.

 

Você sabe lavar os cabelos corretamente? Aprenda a orem correta de uso dos produtos!

5 comentários sobre “Lavar os cabelos todos os dias: é certo ou errado?”

    1. Olá, Ana Rita. Tudo bem?

      O intervalo de lavagens vai depender da característica de oleosidade dos fios.

      Os cabelos cacheados têm tendência ao ressecamento no comprimento e pontas. Se for o seu caso, indicamos a lavagem em dias alternados.

      Beijos,

      equipe Vizcaya

Deixe uma resposta