Mito ou verdade: faz mal lavar os cabelos todos os dias?

Parece ser difícil encontrar consenso quando o assunto é lavagem dos cabelos. A lavagem capilar é um dos cuidados mais importantes para manter os fios sempre bonitos e, por isso, deve ser tratada com atenção. Solucionamos um dos maiores mistérios capilares: faz mal lavar os cabelos todos os dias? Descubra abaixo.

Lavar os cabelos todos os dias faz mal?

A ideia de que lavar os cabelos todos os dias faz mal é um mito. Na verdade, o calendário de lavagens ideal pode variar de acordo com o tipo de cabelo, se os fios possuem ou não procedimentos químicos, o clima do lugar onde você mora e até o estilo de vida.

Cabelos oleosos, por exemplo, pedem uma frequência maior de lavagens do que os cabelos secos. O mesmo vale para quem utiliza frequentemente leave-ins e produtos finalizadores, como cera e gel, que acumulam resíduos no couro cabeludo. Donas de cabelos com coloração ou alisamentos, por outro lado, devem manter um espaçamento maior entre as lavagens para garantir que a química permaneça por mais tempo nos fios. 

O estilo de vida de quem pratica esportes também pede lavagens frequentes para remover o suor, excesso de oleosidade, sal ou cloro dos fios. Por isso, é importante analisar o seu tipo de fio e encontrar um calendário de cuidados que atenda às suas necessidades. 

Qual o jeito certo de lavar os cabelos? 

Se a frequência de lavagens ideal varia de pessoa para pessoa, a maneira certa de lavar os cabelos pode ser resumida com algumas dicas que servem para todos os tipos de cabelos. A temperatura da água é um fator importantíssimo: o ideal é que a água tenha temperatura morna ou fria, nunca quente. A água quente pode danificar os fios, deixá-los ressecados, remover a oleosidade natural do couro cabeludo e até causar o efeito rebote, quando o couro cabeludo começa a produzir mais sebo do que o normal para recuperar a oleosidade perdida. 

No dia a dia, use shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de fio. Cabelos oleosos pedem produtos com ingredientes adstringentes. Nesse caso, o shampoo e condicionador da linha Byos Cabelos Oleosos são uma ótima alternativa: com Trehalose e Extrato de Alecrim naturais certificados e orgânicos, combate a oleosidade enquanto refresca e tonifica, além de hidratar na medida certa. Sua fórmula exclusiva ainda possui Óleo Essencial de Melaleuca e Mentol que possuem efeito revigorante e adstringente, auxiliando na redução da caspa.

Cabelos finos, por outro lado, pedem reforço extra. Para isso, invista no Shampoo Vizcaya Botanique Cabelos Finos, com extrato de orquídea, queratina vegetal, pró-vitamina B5 e água termal, que doam força e volume aos fios.

Linha Byos Oleosos
Shampoo Cabelos Finos

 

 

 

 

 

 

 

Se você costuma usar finalizadores no dia a dia ou possui os cabelos excessivamente oleosos, pode ser uma boa ideia incluir um shampoo de limpeza profunda como o Deep Cleansing na sua rotina de cuidados. Use-o uma vez por semana para remover resíduos de poluição e resquícios de outros produtos. 

Shampoo Deep Cleansing

 

Deixe uma resposta