6 dicas para cuidar do cabelo pintado em casa

Cabelo bonito é cabelo saudável! E, infelizmente, o uso de colorações e alisamentos pode deixar os fios fragilizados e suscetíveis à quebra. Para manter os cabelos saudáveis mesmo após procedimentos químicos é preciso investir em uma série de cuidados antes, durante e após a aplicação da coloração em casa. Listamos sete dicas que vão fazer a diferença na hora de pintar os cabelos em casa e garantir um bom resultado.

 

  • Pintar os cabelos em casa: antes, prepare os fios

Cabelos muito danificados dificilmente resistem a químicas fortes.  Por isso, é essencial fortalecer os fios antes de descolorir ou pintar. Quinze dias antes de colorir os fios invista em um cronograma capilar  http://blog.vizcaya.com.br/tratamento/cronograma-capilar-guia-completo/  com muitas hidratações, nutrições e até reconstruções, caso sejam necessárias. 

A Máscara de Tratamento Ultra Brilho 4D, de Vizcaya, é perfeita para preparar os fios para a coloração. Com fórmula enriquecida com pantenol, blend de vitaminas e água termal, o tratamento garante um efeito de até 95% mais brilho em três aplicações.

Máscara Brilho + Vitaminas

 

  • Cuidados pré-coloração: teste de sensibilidade

O teste de sensibilidade, também conhecido como teste de toque, irá garantir que a coloração será feita com segurança e você não terá reações alérgicas ou irritações durante a aplicação do produto.

Para realizá-lo, prepare uma pequena quantidade de coloração e, com a ajuda de um cotonete, aplique o produto atrás da orelha ou no antebraço. Se alguma reação acontecer na pele, lave imediatamente. Caso contrário, aguarde 45 minutos e enxágue. Acompanhe a região da pele onde o produto foi aplicado por 48 horas. Se nenhum tipo de reação alérgica ou irritação acontecer, é hora de ir para o próximo passo: o teste de mechas!

  • Como fazer o teste de mechas

O teste de mechas é outra etapa importante, porque evita que o corte químico aconteça e garante que os fios irão resistir à química. Para isso, aplique a coloração escolhida em uma mecha escondida dos cabelos (geralmente na nuca) e analise como os fios reagiram. Se os cabelos ficaram elásticos ou quebradiços, não é o momento de realizar a coloração. Os fios permaneceram saudáveis após o procedimento? Então siga para a coloração!

 

  • Lavar os cabelos antes e depois da coloração

Você sabia que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo protege os fios de agentes externos, como o vento? Mas não só! A oleosidade ainda protege o couro cabeludo da coloração e minimiza os riscos de irritação. Por isso, é aconselhado a ficar até 24 horas sem lavar os fios antes de aplicar a coloração. Depois de tingir os cabelos, evite lavá-los por mais 24 horas.

  • Pintura sem manchas na pele

Um dos maiores dramas durante o tingimento dos cabelos são as manchas que ficam na pele na região da testa e da nuca. Para evitar as manchas apareçam, aplique um pouco de gel protetor ou pomada modeladora de cabelos nas áreas possivelmente afetadas antes de começar a colorir os cabelos. Para proteger as orelhas, invista em um protetor especial para essa região. As manchas apareceram mesmo assim? Aplique vaselina na pele manchada e massageie até que a mancha desapareça.

  • Cuidados pós-coloração

Tingiu os cabelos? Então é hora de redobrar os cuidados para manter a coloração em dia, sem desbotar. Os cuidados começam na lavagem dos fios: quanto mais espaçadas as lavagens, mais a tintura irá durar. Também é essencial lavar os cabelos com água fria ou morna – jamais com água quente. A água quente acelera o desbotamento da cor, uma vez que abre as cutículas dos cabelos e facilita a perda do pigmento de cor.

Para manter a cor dos cabelos sempre vibrantes, não abra mão de finalizadores com proteção UV, como o Leave In Multi Frizz Control e o Creme para Pentear ProCachos. Esse tipo de produto cria uma película protetora sobre a fibra capilar e evita a oxidação da cor. 

Creme de Pentear Pro Cachos e Leave In Multi No Frizz Control

Deixe uma resposta