5 dúvidas comuns sobre cabelos cacheados

Tem cabelos cacheados e está cheia de dúvidas sobre como cuidar dos fios? Tem os fios alisados e quer fazer a transição capilar? Sem problemas! É verdade que os cabelos cacheados precisam de cuidados especiais. Isso porque o formato em espiral dos fios dificulta a distribuição do sebo produzido no couro cabeludo para o comprimento dos fios. Resultado: os cabelos cacheados costumam ser mais ressecados e expostos aos danos causados por agentes externos, como vento, sol e até o calor do secador. Para facilitar os cuidados diários, preparamos um guia com as perguntas mais comuns sobre os cabelos cacheados – com as respostas certas.  Vem ver!

Quais produtos eu preciso ter para cuidar dos cabelos cacheados?

Os cabelos cacheados pedem produtos nutritivos. Por isso, a dica é usar shampoos, condicionadores e máscaras com óleos na fórmula. Produtos com óleos ajudam a selar e proteger a fibra capilar, diminuindo o frizz e contribuindo para cachos mais definidos.

 

Spray Ativador de Cachos
Compre aqui!

Além do shampoo e condicionador específicos para cabelos cacheados, nossa dica é incluir o spray ativador ProCachos na finalização dos fios. Uma máscara hidratante, uma versão nutritiva e outra reconstrutora também devem fazer parte da sua coleção de produtos para cuidados dos fios.

 

Qual a rotina de lavagem ideal para cabelos cacheados?

A lavagem é um momento importantíssimo. Isso porque alguns sulfatos de shampoos podem ressecar ainda mais o comprimento dos cabelos cacheados. Para evitar o problema, faça sempre o pré-poo: aplique um óleo vegetal da sua escolha no comprimento dos cabelos cerca de 30 minutos antes da lavagem. O ingrediente irá proteger o comprimento dos cabelos, mantendo-os macios e brilhosos, mesmo após a lavagem.

Outra dica é jamais deixar de usar o condicionador após o shampoo: o produto tem a função de fechar as cutículas dos cabelos, facilitando o ato de pentear, além de prevenir o ressecamento e a quebra.

Devo investir em um cronograma capilar para cabelos cacheados?

Sim! O cronograma capilar é a rotina de cuidados essencial para manter os cabelos hidratados, nutridos e fortalecidos. O calendário de cuidados pode variar de acordo com as necessidades dos cabelos. Para fios saudáveis, o cronograma capilar para cabelos cacheados consiste em:

Semana 1: Hidratação – Nutrição – Hidratação
Semana 2: Hidratação – Hidratação – Hidratação
Semana 3: Hidratação – Nutrição – Hidratação
Semana 4: Hidratação – Reconstrução – Hidratação

Como definir os cachos?

Todo o processo de cuidados dos cabelos cacheados influencia na definição dos cachos, desde a lavagem até a rotina de cuidados. Cabelos bem hidratados tem cachos mais definidos. Mas há maneiras de deixar os cachos mais definidos durante a finalização. Já ouviu falar em fitagem? A técnica consiste em aplicar um creme para cachos nos fios ainda úmidos após a lavagem e pentear os cabelos com os dedos, formando as “fitas”. Amasse as fitas em direção a raiz dos cabelos. Depois, é só deixar os cabelos secarem naturalmente!

Como cuidar dos fios durante a transição capilar?

Cabelos cacheados em transição capilar pedem cuidados ainda mais especiais. Isso porque a química tende a deixar os fios ressecados e quebradiços. O primeiro passo é investir em um cronograma capilar poderoso. Lembre-se que a raiz cacheada precisa de hidratação extra e, por isso, hidrate a região com cuidado – evitando que o produto encoste no couro cabeludo. Também evite passar longe de chapinha e secador durante o momento de transição.

Deixe uma resposta