Upcycling – Transforme As Suas Ideias

Post-1-06-Meio-Ambiente

Na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. É uma data importante para reavaliarmos o nosso compromisso com a preservação ambiental e em como podemos contribuir para dias melhores. Afinal, o dever de casa é de cada um de nós, certo?  J Nessa semana especial, vamos contar um caso de uma pessoa que está muito preocupada com nosso futuro, a designer Juliana Morais, da Ecool.

Mas, para começar a falar sobre o assunto, você sabe o que é upcycling? Se já souber, ponto para você. Caso não, a hora é agora. Upcycling consiste em transformar resíduos ou produtos descartáveis em bens materiais de maior valor, uso ou qualidade. Muito legal, né? Então vamos falar da Ecool. Criada pela Juliana (a personagem que mencionamos acimaJ), a marca transforma brinquedos que seriam postos fora em acessórios únicos. A ideia parece incrível, e realmente ela é.

E, como a Juliana teve a ideia de criar esses produtos? Formada em Moda, ela queria fazer algo diferente de tudo que já tinha visto, e tinha uma preocupação a mais: a sustentabilidade. A inspiração veio no projeto final da faculdade e, hoje, nós agradecemos por esse momento!!

O resultado é surpreendente e já fez a cabeça de gente bacanérrima como a super cantora Karol Conka (abaixo). Acessórios coloridos e de todos os tamanhos, brincos feitos com lego e cabeças de boneca, colares e até arcos estão entre os itens favoritos de quem quer revolucionar o look e deixar de ser mais um na multidão.

200517-karolconka-ecool

E como a Ju consegue esse material? Bem, a marca recebe doações de matéria prima, compra coisas em brechós e faz parcerias com fábricas que fariam descarte. “Descobri que as marcas jogam fora toneladas da minha matéria prima e estou em contato com eles. Vamos evitar a poluição do meio ambiente e vamos conseguir uma quantidade enorme de material para produção”.

IMG_6021

IMG_2415 IMG_2420 IMG_2428

A Juliana acredita que pequenos passos são fundamentais para o todo, e nós também acreditamos. “ Se esse assunto fosse abordado desde os primeiros dias na escola, criaríamos um hábito. Com todos fazendo a sua parte, o meio ambiente estaria salvo”, sintetiza.  Ela completa dizendo que os clientes têm direito a recall e também podem devolver as peças para que elas sejam novamente reutilizadas. Afinal, a ideia é nunca deixar o material ir para o lixo.  MARA, QUEREMOS MAIS JUS NO MUNDO. Adoramos nosso cafezinho com a Ju.  Obrigado Flor <3

1 comentário sobre “Upcycling – Transforme As Suas Ideias”

  1. Muito legal!
    É legal pensar nao só em reutilizar o material de Descarte, mas também como reduzir essa quantidade de material, por exemplo: Eu uso os shampoos da linha Botanique, e já percebi que a embalagem foi criada de modo que a tampa pode ser removida, pois é de rosquear, não seria legal criar refil para esses produtos? Seria bom para todos, a empresa reduziria custos com embalagem, ao consumidor seria repassada essa redução e teríamos menor embalagens jogadas no lixo! E nem seria preciso mudar o design da embalagem do produto, pois ela já permite que seja feito uso de refil! Fica a dica! Seria uma grande contribuição para o meio ambiente!

Deixe uma resposta