Yoga: dicas para manter o corpo ativo na quarentena

A yoga é uma prática milenar que vem ganhando atenção na quarentena. Isso porque, entre os inúmeros benefícios que ela oferece, a yoga ainda ajuda no fortalecimento emocional e físico em momentos difíceis. Conversamos com a professora de yoga Tininha Vidal sobre o assunto e te ensinamos como aumentar o bem-estar durante a quarentena com a ajuda da yoga. Vem ver!

 

O que é yoga?

A yoga é uma prática nascida na Índia por volta de 3.500 a.C. Emocionalmente, a prática ajuda a controlar a ansiedade, porque faz com que o praticante foque apenas no momento em que está vivendo por meio de exercícios físicos e de respiração. Melhor: a yoga pode ser praticada em casa com a ajuda de vídeos do YouTube e não é preciso de muito além de um tapetinho para realizar os movimentos. Por isso mesmo, ela é o exercício perfeito para praticar em casa durante a quarentena!

 

Benefícios da yoga 

 

A yoga ajuda no controle da ansiedade, redução do estresse e ainda aumenta a concentração… Mas não só! De acordo com Tininha, os benefícios da yoga são inúmeros. Entre eles:

  • A yoga é uma poderosa ferramenta terapêutica para a correção de problemas físicos

ou psicológicos.

  • É uma forma de retardar o envelhecimento e manter o desejo sexual.
  • Desenvolve força e flexibilidade para outras atividades físicas.
  • Pode melhorar a auto estima e postura, além da textura e tonicidade da pele.
  • Traz vitalidade e sensação de bem-estar.

 

Yoga e meditação

A meditação é um dos pilares da prática. “A essência do yoga é foco e atenção. A prática de Yoga nos traz inúmeras tentativas de concentração para chegar ao estado meditativo”, explica Tininha. A yoga clássica (também conhecida como Hatha Yoga), por exemplo, é focada na permanência das posturas (ásanas) e, por isso, aprimora a capacidade de concentração e consciência corporal. Exercícios de respiração também auxiliam a alcançar o estado meditativo. 

 

Yoga para iniciantes: como começar a praticar yoga em casa

Se você nunca praticou yoga, sem problemas! A yoga é para todo mundo. De preferência, escolha um vídeo no YouTube para acompanhar os exercícios e entender como as sequências são feitas. “Em um primeiro momento, eu indico trabalhar as solturas articulares, chamadas de Pavana Muktásana, que possuem um papel fundamental na restauração e na manutenção da saúde, além de servirem como uma excelente preparação para as demais posturas”, aconselha Tininha Vidal. 

 

Para incrementar a experiência e explorar todos os sentidos, experimente usar um difusor de ambiente com um óleo essencial da sua preferência enquanto pratica yoga em casa.

 


Notice: compact(): Undefined variable: limits in /home/storage/d/da/9b/vizcaya/public_html/wordpress/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Notice: compact(): Undefined variable: groupby in /home/storage/d/da/9b/vizcaya/public_html/wordpress/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Deixe uma resposta