Tratamentos de salão em casa: cuide dos cabelos sem gastar rios de dinheiro!

Mulher loira cabelos long bob

Está sem dinheiro, falta vontade ou tempo para ir ao salão de beleza? Sem problemas. Garimpamos cinco tratamentos de salão que podem ser feitos em casa: hidratação, umectação, reconstrução, banho de brilho e detox capilar. Reproduzindo tratamentos de salão em casa você começará o ano com cabelos bem cuidados e muito dinheiro no bolso!

Tratamentos de salão em casa: detox capilar
Como o próprio nome diz, o detox capilar funciona como uma desintoxicação dos cabelos. Ou seja, elimina os resíduos deixados pela poluição, produtos de beleza, cloro e sal da água do mar. Além de ser perfeito para combater a oleosidade, quando feito antes da hidratação, umectação, reconstrução ou processos químicos, o tratamento potencializa os resultados. Para saber como fazer, leia nosso post especial sobre detox capilar!

Como fazer hidratação em casa
Os cabelos estão ressecados e ásperos? Atenção! Esses sinais geralmente demonstram que o cabelo está carente de água. A hidratação é o melhor tratamento para fazer a reposição hídrica  e é também um dos tratamentos de salão mais fáceis de fazer em casa. Para isso, invista em máscaras com D-Pantenol, vitaminas, óleo de jojoba e aloe vera na fórmula.

Passo a passo: Lave os cabelos com shampoo duas vezes. Retire o excesso de umidade com a ajuda de uma toalha. Então, aplique por todo o comprimento dos fios a máscara escolhida. Dica:  a Máscara de Tratamento Ultra Hidratante Hydra Care hidrata os fios em apenas 3 minutos. O produto ainda possui a água termal e proteção UV.
Enquanto aplica a máscara, vá enluvando mecha a mecha no sentido do comprimento às pontas. Aguarde a pausa, de acordo com o tempo indicado no rótulo do produto.
Então, enxague os cabelos com água morna ou fria. Enxugue os fios com uma toalha de microfibra para prevenir o aparecimento de frizz.
Se preferir, finalize o tratamento com uma escova – mas não se esqueça de aplicar protetor térmico em todo o comprimento antes de modelar os cabelos.

Tratamentos de salão em casa: umectação para cabelos com frizz
Mulheres com cabelos cacheados são as maiores beneficiadas da nutrição, tratamento caracterizado por repor nutrientes perdidos no dia a dia com o uso de óleos vegetais puros. O tratamento basicamente funciona como a aplicação de óleos vegetais para repor a oleosidade natural dos fios e pode ser feito com óleos de coco, oliva e semente de uva, por exemplo. A umectação cria uma película em volta do fio, evitando que o cabelo perca a umidade

Passo a passo: Aplique o óleo vegetal escolhido no comprimento e nas pontas dos cabelos (previamente lavados ou não). Use uma touca enquanto aguarda o óleo agir. O tempo recomendado de repouso é de pelo menos duas horas mas, se preferir, você pode dormir com o óleo nos cabelos. No dia seguinte, lave os fios normalmente.
O tratamento pode ser feito semanalmente.

Reconstrução recupera cabelos danificados
Os seus cabelos estão porosos ou quebradiços? Saiba que a reconstrução capilar pode ser a melhor opção para devolver as proteínas perdidas pelos fios durante processos químicos, como descoloração. Para fazer a reconstrução em casa escolha máscaras com proteínas como queratina, arginina, creatina e cisteína na fórmula. O tratamento ainda pode ser feito com queratina líquida. E anote: a reconstrução também é a principal maneira de recuperar fios elásticos.

Passo a passo: Lave os cabelos com shampoo antirresíduos e, em seguida, retire o excesso de água com uma toalha. Depois, divida o cabelo em mechas e aplique a máscara reconstrutora mecha a mecha, massageando os fios no sentido do comprimento às pontas. Faça movimentos repetitivos como se estivesse enluvando cada uma das mechas. Enxague o cabelo. Agora, aplique protetor térmico e escove os cabelos com a ajuda do secador. Por fim, use a chapinha para selar as cutículas dos cabelos.

O tratamento pode ser feito quinzenalmente em fios muito danificados, ou uma vez por mês em fios com menos danos. Atenção: cabelos saudáveis não devem receber reconstrução capilar regularmente sob o risco de ocorrer o efeito contrário, e o tratamento deixar os fios endurecidos e quebradiços.

Tratamentos de salão em casa: banho de brilho caseiro
Quer reavivar a cor dos seus fios sem ter que ir ao salão? O banho de brilho devolve a cor e o brilho em cabelos opacos e pode ser feito em cabelos que nunca receberam coloração ou em cabelos já tingidos. É, aliás, o tratamento perfeito para ser feito entre uma coloração e outra. O primeiro passo é escolher o tom certo de tonalizante – na dúvida, escolha o incolor.

Passo a passo: Assim como o processo de coloração comum, o banho de brilho pode manchar a pele. Por isso, o primeiro passo é aplicar um creme à base de vaselina na região da testa, têmporas e orelhas. Em seguida, misture o tonalizante, uma máscara hidratante branca, o fixador (que acompanha o tonalizante) e uma ampola de vitaminas da sua preferência e aplique nos fios. Deixe agir por 30 minutos. Enxágue com água fria.
Dica: não deixe de fazer o teste de mecha para prevenir reações alérgicas, ok?
O tratamento pode ser feito sempre que os fios parecerem desbotados e sem vida.

2 comentários sobre “Tratamentos de salão em casa: cuide dos cabelos sem gastar rios de dinheiro!”

Deixe uma resposta