BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Qual a diferença entre cosméticos veganos, naturais, orgânicos e cruelty free?
3 ago

Qual a diferença entre cosméticos veganos, naturais, orgânicos e cruelty free?

Veganos, naturais, orgânicos ou cruelty free: você já reparou que quando o assunto é beleza clean, há uma infinidade de termos que diferenciam cada produto em suas embalagens? De selos que garantem que não houve maus tratos em animais durante o processo de confecção do produto a certificados que garantem a procedência orgânica de seus ingredientes, há muito o que observar na hora de escolher um cosmético. Se o seu foco é no consumo consciente ou você simplesmente deseja fazer escolhas mais acertadas sobre o tipo de produto que você consome, esse post é para você! Abaixo, entenda as diferenças entre cosméticos veganos, naturais, orgânicos e cruelty free. 

 

O que são cosméticos veganos?

Quando o rótulo afirma que o produto é vegano, isso quer dizer que não houve o uso de nenhuma matéria prima de origem animal em sua composição, como leite, mel e cera de abelha. 

 

Como o veganismo é um estilo de vida que prega a não utilização de produtos que haja a exploração animal no dia a dia, em diferentes formas de consumo – da alimentação até a indústria têxtil -, é natural que essa escolha também envolva os produtos cosméticos. 

 

O que são cosméticos cruelty free?

O termo cruelty free significa “livre de crueldade” em inglês. Quando esse termo aparece no rótulo do produto, significa que a empresa não realiza testes em animais nem compra ingredientes de fornecedores que realizam esse tipo de procedimento. Partindo desse princípio, os cosméticos veganos serão sempre cruelty free, mas os cosméticos cruelty free não são necessariamente sempre veganos.

 

O que são cosméticos naturais?

A melhor definição para cosméticos naturais é a de produtos que não utilizam aditivos químicos e substâncias tóxicas na composição. Cosméticos naturais possuem em sua fórmula 95% de compostos de matérias-primas naturais e 5% de substâncias sintéticas liberadas para serem usadas nesse tipo de produto. Os cosméticos naturais também não possuem em sua composição substâncias como amônia e silicone.

 

O que são cosméticos orgânicos?

Os cosméticos orgânicos são produzidos a partir de uma agricultura sustentável, sem o uso de pesticidas.

 

A importância das certificações: como identificar cosméticos veganos, naturais, orgânicos ou cruelty free

As certificações de cosméticos naturais e orgânicos utilizam os conceitos acima para definir critérios de produção que atendam às necessidades dos consumidores para cada tipo de produto. Ou seja: quando um produto apresenta um selo de certificação em sua embalagem, isso significa que seu processo de produção respeitou uma série de critérios.

 

De origem francesa, a Ecocert é um órgão certificador que foi pioneiro para definir padrões de cosméticos naturais e orgânicos. Na indústria dos cosméticos, ela oferece o selo COSMOS, para produtos naturais e orgânicos com diretrizes que incluem respeito aos princípios da química verde, avaliação de embalagens, tratamento de resíduos, não uso de organismos geneticamente modificados e que abrange toda a cadeia de produção e suprimentos da criação do produto.

 

Byos, de Vizcaya: linha vegana e com ingredientes naturais e certificados

Está em busca de uma linha de cuidados capilares que provenha de uma cadeia sustentável de produção? A linha Byos, de Vizcaya, contém ingredientes naturais e orgânicos certificados pelo selo Ecocert. É o caso de Byos Hidratação e Nutrição, com óleo de argan e extrato de camomila certificados, e Byos Cabelos Oleosos, com extrato de alecrim eco, óleo de melaleuca orgânico e mentol. A linha Byos Brilho e Força, por sua vez, contém ​​extratos de hibisco e de maçã naturais certificados orgânicos, ativos que protegem a cor, doam brilho e maciez enquanto repõe os nutrientes e fortificam os cabelos. 

 

Além de veganos e com ingredientes naturais e certificados, os produtos da linha Byos não contém sulfatos, sal e parabenos, não são testados em animais e são enriquecidos com a poderosa água termal de Vizcaya.

 

Produtos Citados

1- Kit Vizcaya Byos Hidratação e Nutrição

2- Kit Vizcaya Byos Cabelos Oleosos

3- Kit Vizcaya Byos Brilho e Força

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário