Cabelos danificados: Mini-guia de como solucionar os problemas capilares mais comuns!

Mulher com cabelos danificados gritando

De vez em quando, até parece que o cabelo tem vida própria! É difícil manter os fios sempre bonitos sem perder tempo em uma rotina cheia de produtos. Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um mini-guia prático com dicas de cuidados para prevenir e tratar os problemas capilares mais comuns.

Descubra abaixo como resolver problemas capilares como frizz, ressecamento e pontas duplas.

Mulher penteando cabelo ressecad

Frizz nunca mais!

O tempo mudou e o cabelo armou? Um dos problemas capilares mais recorrente – mas de fácil solução -, o frizz aparece por um único motivo: falta de hidratação. Hábitos como secar os cabelos esfregando a toalha de banho ou utilizar a chapinha ou secador regularmente podem aumentar a ocorrência do frizz.

Como evitar: Prevenir o frizz é muito fácil. O primeiro passo é virar adepta das hidratações semanais. Inclua um protetor térmico na sua rotina. Aplique o produto por todo o comprimento dos fios antes e dessa forma eles estarão protegidos. Outra dica é não esfregar a toalha na cabeça quando quiser secar os fios. Uma toalha de microfibra ou algodão é a melhor opção para quem deseja manter o frizz a quilômetros de distância.

Como tratar: Se o frizz já apareceu e o cabelo está arrepiado e indomável, a solução é aplicar um óleo capilar para amenizar o problema. De qualquer maneira, as hidratações regulares, com ingredientes como argan na fórmula, são bem-vindas e te ajudarão a combater o problema em médio prazo.

Os primeiros socorros para salvar os cabelos ressecados

Cabelos ressecados precisam de água – hidratação, em outras palavras. Apesar do ressecamento ser um dos problemas capilares mais comum, é preciso estar atenta às suas causas para resolvê-lo.

Como evitar: Entre os erros mais comuns que causam o ressecamento do cabelo está o uso do shampoo errado. Se os seus fios são secos, por exemplo, usar um shampoo para cabelos oleosos pode agravar o problema. O uso do condicionador também é obrigatório. Isso porque o produto atua fechando as cutículas capilares e, dessa maneira, impedindo a perda de água e outros nutrientes. Por isso, não deixe de usá-lo após o uso do shampoo.

Como tratar: Uma boa maneira de cuidar dos fios ressecados é investir no cronograma capilar. O uso alternado de três tipos de máscaras te ajudará a hidratar,nutrir e reconstruir as cutículas do cabelo.

Mulher com cabelos danificados gritando

Ponta duplas: o mal dos cabelos tingidos

As pontas duplas são o pior pesadelo de quem quer ter os fios longos, é verdade. O problema é uma consequência do ressecamento, por isso as causas são as mesmas e a maneira de evitá-las é similar. Entre as causas das pontas duplas, pode-se destacar o uso de químicas, como coloração e descoloração.

Como evitar: Assim como para a prevenção do frizz e dos cabelos ressecados, a hidratação é essencial para evitar o aparecimento das pontas duplas. No dia a dia, ainda inclua o uso de produtos finalizadores, como leave-in e óleos capilares, em sua rotina de cuidados.

Como tratar: Nesse caso, cortar os cabelos é a única opção para recuperar a aparência saudável dos fios.

1 comentário em “Cabelos danificados: Mini-guia de como solucionar os problemas capilares mais comuns!”

Deixe uma resposta