Mente sã, corpo são: 6 maneiras de aumentar o bem-estar na quarentena

Em tempos de quarentena, os sentimentos ficam à flor da pele. Os desafios são muitos e pode ser mesmo difícil lidar com os obstáculos de um momento tão único. Por isso, o primeiro passo é cuidar da saúde mental. Só com a clareza de sentimentos é possível ter o controle da situação e buscar as melhores respostas para os problemas que surgirem. Veja abaixo seis maneiras de aumentar o bem-estar na quarentena

 

Bem-estar na quarentena: atenção para o sono
Parece simples, mas a qualidade do sono interfere diretamente em nosso humor e pode influenciar as decisões que tomamos ao longo do dia. Dormir é um processo importante para o corpo: o sono auxilia na renovação celular e também nos ajuda a ter mais energia no dia seguinte.

 

Para ter uma boa noite de sono, evite ingerir álcool e café pelo menos 4 horas antes de dormir. Também é essencial ir à cama sempre no mesmo horário, e alimentar-se até 3 horas antes de dormir. Se você tem dificuldade para dormir, experimente ler um livro, escutar uma música suave ou fazer meditação antes de ir à cama. 

 

Estabeleça uma rotina na quarentena

Montar uma agenda de atividades diárias pode te ajudar a ter o seu dia sob controle, além de te ajudar a visualizar as conquistas de cada dia – que, acredite, são muitas! Durante a quarentena, é normal se sentir sem energia e vontade de realizar tarefas cotidianas, por isso uma lista de atividades te ajudará a manter o foco nas pequenas realizações.

 

Pratique atividades físicas

É verdade que durante a quarentena permanecemos muito tempo dentro de casa e quase não praticamos exercícios físicos. Mas o esporte é importante não apenas para o corpo como também para a mente! A yoga é uma ótima opção para praticar em casa, porque pode ser feita por qualquer pessoa e não requer equipamentos.

 

Meditação

Uma das dificuldades da quarentena é focar no presente, enquanto projeta um futuro incerto. A meditação é uma técnica que te ajuda a aumentar o bem-estar mesmo em momentos de muito estresse. “A meditação nos coloca mais firmes no chão, nos dá mais objetividade e clareza mental”, explica a professora de Yoga Tininha Vidal. 

 

Você ainda pode usar a aromaterapia ao seu favor. Alguns óleos essenciais, como lavanda e bergamota, atuam como tranquilizantes, relaxando o corpo e a mente. Vale colocar um difusor para perfumar o ambiente enquanto trabalha nas tarefas domésticas em casa. Uma pequena atitude que faz toda a diferença!

 

Seja empático

Nem é preciso dizer que a quarentena é um momento difícil para todo mundo, né? Muitas perdas e o isolamento social podem trazer desafios que não estávamos acostumados a enfrentar em nosso dia a dia. E é aí que mora a importância da empatia: perceber que não estamos sozinhos, apesar de distantes. Procure amigos e familiares para conversar e compartilhar sentimentos, mesmo que seja apenas por uma chamada de vídeo. 

 

Separe um tempo para atividades de bem-estar

O seu dia pode estar lotado de tarefas importantes, mas é essencial separar um momento para praticar atividades que te deixam feliz. Vale pintura, artesanato, ler um livro, meditar, praticar yoga, cozinhar com calma ou apenas assistir uma série.

 


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