Cronograma capilar: como montar o calendário perfeito para seu tipo de fio

O cronograma capilar é democrático: apresenta vantagens para todos os tipos de cabelos, dos sem química aos fios descoloridos e alisados. Mas, é claro, o ideal é usar um cronograma capilar diferente para cada tipo de fio. Abaixo, descubra o cronograma capilar para o seu tipo de fio e quais tratamentos deve incluir na sua rotina para manter os fios saudáveis.

 

Cronograma capilar para cabelos saudáveis

 

Mas pode ser que, por causa da ação do vento, secador ou até da poluição, os cabelos fiquem sem brilho e com as pontas ressecadas, além da perda de movimento. Para lidar com esses pequenos problemas, invista em um cronograma capilar focado na etapa de hidratação, como mostra o cronograma capilar abaixo:

 

1ª semana: Nutrição Hidratação Hidratação
2ª semana: Hidratação  Nutrição  Hidratação
3ª semana: Hidratação  Hidratação Nutrição
4ª semana: Hidratação Nutrição Reconstrução

 

Cronograma capilar para cabelos cacheados

 

Os cabelos cacheados costumam sofrer mais com o ressecamento do que outros tipos de fios. Isso acontece por causa do formato encaracolado dos cabelos: o sebo produzido no couro cabeludo, que funciona como uma película de proteção, dificilmente chega às pontas, deixando os cabelos mais expostos a danos causados por fatores externos. Para repor a película protetora da fibra capilar, o cronograma para cabelos cacheados é focado em tratamentos nutritivos:

 

1ª semana Hidratação – Nutrição Hidratação
2ª semana: Hidratação  Hidratação  Nutrição
3ª semana: Hidratação  Nutrição Nutrição
4ª semana: Hidratação Nutrição Reconstrução

 

Cronograma capilar para cabelos com química

 

Cabelos com química, como alisamentos e colorações, precisam de um cronograma capilar focado em reconstruções. Mas, atenção: duas reconstruções mensais são o suficiente para repor massa capilar sem deixar os cabelos com aparência enrijecida e sem brilho, ok? 

 

1ª semana Hidratação – Nutrição Reconstrução
2ª semana: Nutrição  Hidratação  Nutrição
1ª semana Hidratação – Nutrição Reconstrução
4ª semana: Hidratação Hidratação Nutrição

 

Cronograma capilar para cabelos loiros e descoloridos

 

Se você é do time das mulheres com cabelos descoloridos ou tem os fios loiros naturais, invista em um cronograma capilar para cabelos loiros. Esse tipo de cabelo sofre com o ressecamento e falta de luminosidade, além de 

 

No dia a dia, é importante investir em produtos específicos para esse tipo de fio, como a linha Blonde Action no dia a dia, com Complexo Activeshine Amazon – um composto com óleo de babaçu e manteiga de murumuru – que hidrata e restaura completamente os fio; ou na linha Botanique Cabelos Loiros, que possui fórmula rica em camomila orgânica e água termal. 

 

1ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

2ª semana: Hidratação – Hidratação – Nutrição

3ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

4ª semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição

 

Cronograma capilar: quais produtos usar em cada etapa?

Cada fase do cronograma capilar pede um tipo de máscara. A hidratação é o tratamento que repõe a água nos fios e, por isso, pede máscaras ricas em ativos hidratantes, como pantenol, vitamina, glicerina e aloe vera. Para a fase de hidratação, nossa dica é a máscara de tratamento Hydra Care, que contém Hydra Complex, uma tecnologia exclusiva desenvolvida pelos laboratórios Vizcaya que reúne os melhores ingredientes hidratantes do mercado, além de óleo de jojoba. Ela garante fios 5 vezes mais hidratados e 10 vezes mais macios em apenas 3 minutos – e, por isso mesmo, é perfeita para ser usada durante o banho!

 

Entre os benefícios da nutrição capilar, estão a devolução da camada lipídica da fibra capilar, que protege os fios e evita a perda de água. Em outras palavras: a nutrição ajuda a manter os fios hidratados por mais tempo e até ajuda na manutenção da cor em fios coloridos. Para isso, invista em máscaras de tratamento como a Nutri Intense, com fórmula rica em oito tipos de óleos vegetais, como macadâmia e coco. Nesta etapa, vale incluir a umectação capilar na rotina de cuidados, um tratamento à base de óleos vegetais puros que deixa os fios mais macios, sem frizz e brilhantes. Se você tem os cabelos cacheados, a umectação ainda ajudará a deixar seus cachos mais definidos

 

Na terceira e última etapa do cronograma capilar, a reconstrução, opte por máscaras ricas em aminoácidos, como queratina e ceramidas. A máscara de tratamento Force Restore tem fórmula enriquecida com queratina, blend de aminoácidos e ceramidas, ativos que cicatrizam a fibra capilar e repõem a massa perdida durante a descoloração.

 

Lembre-se que não há regras fixas para o cronograma capilar: é  importante perceber as necessidades de cada cabelo e, assim, adaptar a rotina de cuidados com os produtos que mais se adequam a essas necessidades. Se você perceber que a reconstrução já não faz mais efeito nos cabelos ou que a máscara nutritiva está pesando os fios, substitua os produtos pela máscara hidratante.


Notice: compact(): Undefined variable: limits in /home/storage/d/da/9b/vizcaya/public_html/wordpress/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Notice: compact(): Undefined variable: groupby in /home/storage/d/da/9b/vizcaya/public_html/wordpress/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Deixe uma resposta