Como lidar com os cabelos oleosos

Só quem tem cabelos oleosos conhece o drama de verdade. A sensação de lavar os cabelos e ao secar já sentir os fios sujos de novo não é legal. 🙁 Quem vive esse drama precisa cuidar dos seus cabelos com muito carinho, e pensando nisso nós temos algumas dicas pra você!

1 – Temperatura do banho

Sabia que a temperatura da água estimula a produção de glândulas sebáceas? Quando a água está muito quente, essas glândulas são ativadas, produzindo um excesso de oleosidade no couro cabeludo. – Ah! E da pele também. – Então a dica é: diminua um pouco a temperatura da água quando for lavar os cabelos. E eu sei que tomar banho frio no inverno não é legal, mas também não precisa ser gelada, é só diminuir um pouquinho quando for lavar. 🙂

foto1

2 – Olha a raiz!

Como a água quente ativa as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade, o mesmo efeito ocorre com o secador quente demais. O jato quente ajuda sim a aumentar a oleosidade, manter ele durante muito tempo no mesmo lugar também. A área fica ressecada e as glândulas produzem mais sebo para hidratar o lugar. Então na hora de secar, coloque seu secador no jato de temperatura média e sempre muda de posição.

3 – Lavar e lavar os cabelos não ajuda muito…

Muita gente acha que se você lavar todo dia ajuda a controlar a oleosidade quando na verdade isso nada passa de mentirinha! Quando você lava demais os cabelos, você perde o óleo dos fios – que sim, é uma coisa natural do couro cabeludo – e o seu corpo entende que precisa repor o que foi perdido, então ele produz mais oleosidade. Lave os cabelos em dias alternados sempre!

4 – Segura essa mãozinha!

Suas mãos circulam por aí o dia todo, acumulando toda sujeira que encosta, então evite passar as mãos toda a hora na cabeça, isso só vai ajudar a manter os cabelos mais sujos e oleosos!

5 – Penteado prático é o que há!

Quem nunca acordou pela manhã super atrasado, olhou para os cabelos sujos e pensou: hmm, preciso bolar um penteado agora! Pois é. Penteados práticos são coringa para quem tem cabelos oleosos, pois ajudam a disfarçar. Então se joga!

foto2

6 – Lembre-se: hidratação!

Isso mesmo! Cabelo oleoso também precisa de hidratação, basta escolher o produto certo. Shampoos e condicionadores para cabelos oleosos são muito adstringentes e muitas vezes só eles bastam, mas suas pontas podem precisar de cuidados também, então uma vez por semana aplique uma máscara de tratamento SOMENTE nas pontas para deixá-las macias. Nunca aplique na raiz, ok?

foto3

7 – Última dica e não menos importante: aposte nos produtos certos!

Cabelos oleosos precisam de cuidados especiais, de shampoo e condicionador também! Sabia que os produtos que usamos também colaboram deixando os cabelos pesados, com aparência de sujos e oleosos? Por isso opte por produtos específicos para o seu cabelo, com ingredientes adstringentes como extrato de pimenta e alecrim, por exemplo. E a nossa indicação é a nossa linha Botanique Cabelos Oleosos. 🙂

foto4shampoo para cabelos oleosos

Deixe uma resposta