BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Cabelos porosos: o que é e como tratar fios extremamente danificados
14 out

Cabelos porosos: o que é e como tratar fios extremamente danificados

cabelos porosos

Os cabelos porosos geralmente são ásperos, quebradiços e tem a aparência ressecada. Pequenos sinais de que os fios precisam de atenção extra: os cabelos ficam porosos quando há um desequilíbrio nas cutículas capilares. Sem a proteção das escamas do fio, os fios ficam mais expostos a danos causados por agentes externos, como sol, chapinha e secador. Mas, muita calma: dá sim para recuperar os fios em casa! Aprenda abaixo como tratar e recuperar os cabelos porosos com tratamentos caseiros.

 

O que são cabelos porosos?

Os cabelos porosos perderam parte da liga intercelular. Por isso, ao tocar os fios, você perceberá que eles estão ásperos e se embaraçam facilmente. A falta de brilho e o desbotamento da cor em cabelos coloridos também são sinal de que os cabelos estão porosos. 

 

A causa geralmente está ligada com desalinhamento das cutículas capilares, resultando em fios ressecados, com frizz, e volume descontrolado. Para identificar o problema, você pode fazer um teste caseiro para descobrir o nível de porosidade capilar. Veja aqui como identificar porosidade capilar com um experimento muito fácil de fazer em casa.

 

Cabelos porosos: como tratar e recuperar os fios

O primeiro passo para trata-los é recuperar a fibra de dentro pra fora. Ou seja: primeiro, é preciso repor a hidratação e nutrientes perdidos para só então tratar as cutículas capilares desalinhadas. Com os fios hidratados e fortalecidos, é possível então recuperar a camada externa dos fios, e fazer com que a hidratação e outros tratamentos durem muito mais. 

 

Primeiro passo: máscaras para cabelos porosos

Para recuperar os cabelos porosos, o primeiro passo é investir em máscaras hidratantes e nutritivas. A máscara de tratamento Force Restore é uma ótima aliada para reparar fios extremamente danificados e enfraquecidos: ela contém óleo de patauá, ativo nutritivo, e um mix de aminoácidos, como lisina, glicina, cisteína e arginina, que reparam o fio e devolvem a força dos fios. Mais: a Force Restore ainda tem ação antipoluição, e protege a superfície dos fios contra poluentes.

 

Alie essa poderosa máscara fortalecedora a um tratamento hidratante, como a máscara de tratamento Hydra Care, que contém óleo de jojoba e Hydra Complex, um ativo que hidrata os cabelos em apenas 3 minutos de ação. 

 

Segundo passo: reconstrução para cabelos porosos

Cabelos hidratados e fortalecidos, é hora de reparar as cutículas! Para isso, nada melhor do que uma máscara reconstrutora rica em queratina, como a máscara de tratamento Keratina, com queratina hidrolisada, colágeno hidrolisado e D-pantenol. O tratamento deve ser feito uma vez por semana, até os fios estarem completamente recuperados. 

 

A reconstrução capilar  um tratamento feito à base de queratina e aminoácidos, e é importante para devolver força e resistência aos cabelos. 

 

Terceiro passo: evite danos causados pelo sol, chapinha e secador

Os cabelos porosos são extremamente frágeis e suscetíveis aos danos causados por agentes extenos como sol, chapinha e secador. Por isso, invista no leave-in Multi Frizz Control, que tem proteção UV e proteção térmica de até 230 graus.

 

Produtos Citados

  1. Leave in Vizcaya Multi Frizz Control
  2. Máscara Vizcaya de Tratamento Extreme Repair
  3. Máscara Vizcaya de Tratamento Keratina
  4. Máscara Vizcaya de Tratamento Hydra Care
Sem Comentários

Deixe um Comentário