Cabelos muito embaraçados: dicas para evitar os nós e como tratar

Você é do time que passa horas tentando desembaraçar os fios após o banho? Saiba que cabelos muito embaraçados podem ser a consequência e a causa de outros problemas capilares. Entender porque o cabelo embaraça pode ser a chave para acabar com o problema e evitar que muitos outros apareçam, como aumento da porosidade e queda capilar. Pensando nisso, preparamos um guia básico de como cuidar de cabelos que embaraçam facilmente. Dá só uma olhada:

Por que o cabelo embaraça?

Os cabelos podem embaraçar facilmente por diferentes motivos. A principal causa, no entanto, é o ressecamento, que deixa as escamas dos fios abertas. Quando abertas, formam obstáculos e se prendem umas às outras, dificultando o ato de pentear os cabelos. Com as escamas abertas, os fios também ficam mais suscetíveis à quebra e ação de agentes externos.

Cabelos muito embaraçados: o tipo de cabelo também influencia

O tipo e textura do cabelo também influenciam na hora de pentear os fios. Os cabelos finos, por exemplo, tendem a embaraçar mais facilmente que os cabelos grossos. Já os cabelos cacheados, crespos e ondulados são geralmente mais ressecados que os fios lisos e, por isso, embaraçam mais facilmente!

Mas, atenção: nem sempre a causa dos cabelos que embaraçam facilmente está ligada à textura dos cabelos ou ressecamento. Desordens hormonais e a síndrome dos cabelos impenteáveis são motivos ligados à saúde e que devem ser diagnosticados por médico.

Como evitar cabelos embaraçados

Masc de Trat Ultra Brilho 4D
O primeiro passo para evitar os cabelos muito embaraçados é investir em tratamentos hidratantes, para combater o ressecamento.
Máscaras ricas em agentes hidratantes, como a Máscara de Tratamento Ultra Hidratante Hydra Care, e máscaras com fórmulas enriquecidas com vitaminas, como a Ultra Brilho 4D, são um bom primeiro passo.

 

Fios hidratados, é hora de incluir tratamentos nutritivos e reconstrutores na sua rotina de cuidados: os tratamentos nutritivos irão formar uma película protetora em volta do fio, enquanto os tratamentos reconstrutores à base de proteínas irão repor a massa capilar perdida.

CC Cream Vizcaya
Outra dica importante é usar um creme para pentear na hora de desembaraçar os fios. O CC Cream 12 em 1 é uma ótima opção para essa tarefa: além de deixar os fios mais maleáveis, age na redução de frizz e combate o aparecimento de pontas duplas.

 

Nós de fada: como prevenir

Se você tem os cabelos cacheados, crespos ou ondulados, provavelmente sofre com os nós de fada. Que são aqueles nós tão pequenos que parecem que foram criados por fadas. Para prevenir o aparecimento dos nós de fada, substitua a fronha de algodão pela fronha de cetim, que diminui o atrito dos fios com o tecido. Desembarace os cabelos quando estiverem úmidos ou e invista em tratamentos hidratantes e nutritivos para manter os fios sempre hidratados e protegidos.

1 comentário sobre “Cabelos muito embaraçados: dicas para evitar os nós e como tratar”

Deixe uma resposta