BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Alecrim: benefícios do óleo essencial para os cabelos
26 fev

Alecrim: benefícios do óleo essencial para os cabelos

O alecrim é uma erva aromática comum no Mediterrâneo e que tem poder medicinal. Essa erva aparece na fórmula de diferentes tipos de cosméticos, como shampoos e cremes para o corpo. Conversamos com Cristina Duarte Lépore, coordenadora do curso de Estética e Cosmética com ênfase em Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi, para desvendar os benefícios dessa plantinha tão poderosa. Aprenda abaixo como usar os benefícios do alecrim para os seus fios:

 

Benefícios do alecrim para os fios

O alecrim possui diferentes propriedades: tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, antisséptica, vasodilatadora, cicatrizante e estimulante. “No couro cabeludo, pode reduzir a oleosidade, prevenir a caspa e a queda, além de conferir brilho aos cabelos”, explica Lépore. E é por isso que o alecrim é considerado um poderoso ativo natural para cuidar de cabelos oleosos: ele acalma a pele irritada e  combate a oleosidade.

Crescimento e queda de cabelo: como o alecrim pode ajudar?O alecrim atua em tratamentos cujo objetivo depende de uma melhora da circulação”, explica Lépore. “Muito utilizado nas terapias capilares, o alecrim tem propriedades vasodilatadoras, tônicas e estimulantes, e seu objetivo principal em um tratamento, é estimular a atividade circulatória, fortalecendo o local da aplicação e consequente redução da queda capilar”, completa a especialista.  

Mas sempre é bom lembrar: procure a ajuda de um especialista para investigar o motivo da queda capilar e só então partir para um tratamento específico, ok? Não possui queda capilar e apenas quer tratar o crescimento dos fios? Então use o alecrim sem medo!

Alecrim para cabelos: como usar

Cosméticos, como shampoos e tônicos, que já possuem alecrim na fórmula são ótimas opções para incluir a erva na sua rotina de cuidados. A linha Vizcaya Byos Cabelos Oleosos, com shampoo e condicionador, contém Extrato de Alecrim naturais certificados e orgânicos, que combate a oleosidade enquanto refresca e tonifica. Sua fórmula exclusiva ainda possui Óleo Essencial de Melaleuca e Mentol que possuem efeito revigorante e adstringente, auxiliando na redução da caspa. Os produtos da linha Byos ainda são cruelty-free, possuem embalagem reciclável e tem pH balanceado para os cabelos.

Byos Oleosos

Vale a pena acrescentar o óleo de alecrim no shampoo?
De acordo com Cristina Lépore, a melhor maneira é utilizar produtos prontos, uma vez que não há comprovação científica. “A indústria farmacêutica investe em pesquisas para fornecer um cosmético equilibrado. As receitas caseiras, além de não serem inspecionadas por órgãos reguladores, perdem por não realizarem testes que garantam eficácia e vida útil do produto final”, finaliza. 

Sem Comentários

Deixe um Comentário