7 passos para começar a meditar ainda hoje

Você já percebeu como estamos sempre ligados no futuro ou no passado sem viver, de fato, o presente? A meditação pode te ajudar a focar no presente e te dar clareza sobre o momento em que está vivendo. A prática também é capaz de te acalmar em momentos de estresse ou te ajudar a ter foco em situações em que a mente insiste em viajar. Pensando nisso, elaboramos um guia com a ajuda da professora de yoga Tininha Vidal que te ajudará a usufruir todos os benefícios da meditação, mesmo que você nunca tenha praticado antes. Vem ver!

 

O que é meditação?
A meditação é uma prática que utiliza técnicas para focar a atenção em uma atividade ou pensamento para atingir clareza mental ou emocional. “Devemos ter sempre em mente que o foco da meditação é descobrir a paz, o aconchego em si mesmo”, diz Tininha Vidal, professora de Yoga. Por isso mesmo, a meditação é uma ótima técnica para encontrar paz, conforto ou simplesmente calma em momentos de estresse ou falta de atenção.

 

Benefícios da meditação
Se você entrou no piloto-automático no dia a dia, a meditação é um exercício perfeito para te trazer mais consciência sobre a sua rotina. “Ela serve para nos colocar mais firmes no chão, ou seja, pessoas com mais objetividade e clareza mental. O objetivo maior da meditação, é

fazermos de todo o nosso dia um ato consciente. O resultado? Uma mente mais quieta, organizada e, claro, uma certa dose de autoconhecimento. 

 

Como começar a meditar

 

  1. Escolha um lugar calmo

Para quem é iniciante na prática, pode ser difícil se concentrar em um lugar com barulho. Por isso, a primeira dica é escolher um lugar calmo e com pouca interferência externa. Você pode ainda acender um incenso para mergulhar na experiência com diferentes sentidos. 

 

 

  • A hora perfeita

 

“A meditação inicialmente pode ser incluída em certo momento do dia, mas o objetivo é que ela tome conta do nosso dia-a-dia, na forma de consciência nas ações e reações”, explica Tininha. Isso significa que, para quem é iniciante na prática de meditação, o ideal é escolher um horário tranquilo do dia para, que aos poucos, isso se torne um hábito que possa ser reproduzido em diferentes ocasiões.

 

    1. Estômago vazio
      De preferência, inicie a prática da meditação de estômago quase vazio. Isso ajuda na concentração: se de estômago cheio pode ser fácil cochilar, e com o estômago completamente vazio a concentração pode ficar comprometida. Vale comer algo leve, como uma fruta, antes de iniciar a prática.

    2. Aqueça o seu corpo
      Antes de começar a meditação, você pode praticar algumas poses de Yoga. Isso aumenta sua consciência corporal e concentração no momento em que você está vivendo.

 

  • Postura

 

O próximo passo é prestar atenção na postura. “A única regra absoluta é que se deve estar com a coluna ereta para permitir que a respiração e a energia fluam livremente”, ensina Tininha. “Além disso, estabilidade e conforto são chaves: você deve ficar em uma posição que consiga manter por pelo menos 10 minutos”, completa.

  1. Olhos fechados 

Manter os olhos fechados durante a medição irá te ajudar a se desligar do mundo exterior para então prestar atenção na própria respiração, pensamentos e sentimentos. 

 

  1. Atenção na respiração
    A respiração é fundamental na meditação: é nela que você irá prestar atenção para, então, esvaziar a mente. “Deixe a respiração trazer a atenção aos ombros, liberando-os nas expirações. Depois, deixe a respiração levar sua atenção ao peito e à barriga”, ensina Tininha. “Inspire com o sentido de permitir que a respiração toque qualquer parte do corpo que você se sinta rígido e expire com o sentido de que todo o corpo suaviza e alivia”, complementa. Permita que a respiração flua em um ritmo natural. “Para isso, observe como a respiração flui nas narinas com uma sensação refrescante”, diz a professora de yoga. 

 

Se pensamentos aleatórios aparecerem durante a meditação, sem problemas. Isso faz parte do processo. Repare em cada pensamento e então volte a atenção novamente para a respiração. Visualizar também é uma ótima maneira de mergulhar na prática da meditação: imagine que no ar estão muitas partículas de luz. “Sinta o carinho da respiração, preenchendo o corpo com essas partículas de luz, enquanto o ar entra pelas narinas, passa pela garganta até chegar ao coração”, finaliza Tininha.  

 


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