BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / 7 dicas para ter uma rotina de beleza mais sustentável
10 nov

7 dicas para ter uma rotina de beleza mais sustentável

rotina de beleza sustentável

Você já parou para prestar atenção nas escolhas que faz diariamente? Com uma vida atarefada e a agenda cheia, é comum pisar no acelerador e levar a vida com pressa… Infelizmente, nesse percurso reflexões importantes podem se perder no caminho. Discussões sobre o impacto no meio ambiente da produção e consumo de diferentes indústrias são temas cada vez mais recorrentes – e com os cosméticos não poderia ser diferente! Em um planeta com recursos limitados, pensar no impacto das escolhas diárias sobre o meio ambiente deve ser uma tarefa de todos. Por aqui, já discutimos o significado dos termos clean beauty e greenwashing – mas a beleza sustentável engloba muito além! São pequenos e grandes hábitos para colocar em prática na vida. Veja 7 maneiras de deixar a sua rotina de beleza mais sustentável:

 

  • Rotina de beleza sustentável: prefira marcas com preocupação ambiental

Quer adotar uma rotina de beleza sustentável? Então o primeiro passo é prestar atenção nas marcas que você consome. É preciso levar em consideração o tipo de filosofia que a marca segue e quais causas sociais e ambientais ela abraça: sua marca favorita testa em animais? Há a preocupação com os tipos de ingredientes usados nas fórmulas dos produtos? A responsabilidade ambiental das empresas também pode considerar a emissão de carbono e a poluição dos oceanos, por exemplo. Lembre-se: sustentabilidade é uma escolha!

 

  • Fórmulas veganas

Na hora de escolher os produtos para sua rotina de beleza sustentável, é sempre importante levar em consideração os ingredientes da fórmula e se foram feitos testes em animais. Mas, atenção: cosméticos cruelty free (que não foram testados em animais), não são necessariamente veganos. Produtos veganos, por sua vez, são sempre cruelty free – ou seja, em sua criação não foram usadas matérias animais tanto na produção quanto na testagem dos produtos.

 

  • Ingredientes orgânicos certificados

É verdade, muitas marcas são adeptas do greenwashing. Para evitar cair em ciladas, escolha produtos com certificações – selos que aparecem nos rótulos dos produtos. Estes selos reconhecidos internacionalmente, como o certificado Ecocert, presente nas embalagens dos produtos da linha Byos de Vizcaya, garantem que os produtos são, de fato, procedentes de agricultura orgânica, cultivados sem adubos químicos ou agrotóxicos.

 

  • Atenção para a água

A água é um dos principais ingredientes na formulação da maioria dos produtos cosméticos. Em alguns produtos, ela pode até chegar a 90% de composição da fórmula! Por isso, ela também faz parte da preocupação que empresas e consumidores devem ter no uso dos recursos naturais. Para tornar os processos mais sustentáveis, é preciso pensar na redução e reutilização da água. No dia a dia, pode ser uma boa ideia diminuir o tempo debaixo do chuveiro, optar por produtos em refil e até substituir os discos e cotonetes comuns pelas versõVizcaya – Rotina de beleza sustentáveles reutilizáveis, que reduzem a produção de lixo. 

 

  • Consumir o necessário

Nada de comprar mais do que você precisa! O consumo consciente faz parte de uma rotina de beleza sustentável com foco na redução de lixo e desperdício de recursos. Comprar apenas o que o que você usa e usar completamente os produtos que você compra pode te ajudar na tarefa de escolher mais racionalmente

 

  • Utilize os produtos até o fim!

Acumular frascos de cosméticos no banheiro até eles perderem o prazo de validade não é o melhor caminho para uma rotina de beleza sustentável. Não gostou de um produto? Acontece! Para não desperdiçar, que tal doá-lo para uma amiga, prima ou irmã? Com certeza, aquele shampoo ou condicionador encalhado no armário será útil para alguém.

 

  • Descarte corretamente as embalagens recicláveis

Além de usar produtos com embalagens recicláveis, também é importante separar cada tipo de material reciclável de acordo com a coleta seletiva.

 

Produtos Indicados

1- Kit Vizcaya Byos Brilho e Força

2- Kit Vizcaya Byos Hidratação e Nutrição

3- Kit Vizcaya Byos Cabelos Oleosos

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário