BLOG DA VIZCAYA / Dicas  / Caseiras  / 5 maneiras de minimizar os danos causados pela chapinha e secador
19 nov

5 maneiras de minimizar os danos causados pela chapinha e secador

danos causados pela chapinha

Não vive sem chapinha e secador? Esse hábito pode danificar profundamente a estrutura dos fios! E existe até uma pesquisa que comprova esse fato. Mas se você é do time que não vive sem esses aparelhos, saiba que existem maneiras de minimizar os danos causados pela chapinha e secador. Abaixo, a gente te conta como!

 

 

Quais os danos causados pela chapinha e secador?

A chapinha e o secador são aparelhos que utilizam o calor para secar ou modelar os fios. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que o calor da chapinha deixa os fios mais frágeis, porosos, quebradiços e sem uniformidade. Isso porque o excesso de calor é capaz de desnaturar as proteínas e aminoácidos dos cabelos, danificando profundamente os fios.

 

Como minimizar os danos causados pela chapinha e secador

Se você é do time que não vive sem chapinha e secador, sem problemas! É possível minimizar os danos causados pelos aparelhos de calor com apenas alguns pequenos hábitos. Aprenda como fazer chapinha sem danificar os fios

 

  • Lave bem os fios

Lavar os cabelos antes de utilizar chapinha e secador é essencial! É que os resíduos de produtos como shampoo e condicionador podem danificar os cabelos em contato com o calor. Por isso, além de lavar bem os fios, é importante caprichar bem no enxágue dos cabelos. De preferência, enxágue duas vezes – a última, com água fria para fechar a cutícula capilar.

 

  • Use protetor térmico

O finalizador com proteção térmica é o tipo de produto que não pode faltar no nécessaire de quem modela ou seca os fios com aparelhos de calor. Esse tipo de produto cria uma película sobre a fibra capilar.

 

Na pesquisa realizada pela USP, cabelos descoloridos responderam melhor aos finalizadores com silicone, enquanto os cabelos virgens se deram bem com produtos do tipo leave-in. Para esta tarefa, escolha o Leave In Multi Frizz, de Vizcaya, com fórmula enriquecida com óleos de pequi e ojon, além de d-pantenol e creatina. Ou seja: além da proteção térmica, o produto age nutrindo, hidratando e reconstruindo os fios. O Leave In Multi Frizz possui proteção térmica de até 230ºC!            

 

  • Posição correta do secador

Usar o secador muito perto dos fios é um dos grandes erros na secagem dos cabelos! Para manter a saúde dos cabelos, posicione o aparelho a uma distância de cerca de 15 centímetros dos cabelos e da raiz. É que além de danificar os cabelos, deixando-os frágeis e quebradiços, o calor pode resultar no aumento da produção de sebo no couro cabeludo. E, lembre-se, existem ainda outras maneiras de secar o cabelo sem secador: cabelos crespos e cacheados podem usar a técnica plopping, por exemplo.

 

  • Tempo de aplicação da chapinha

A maneira como você aplica a chapinha nos cabelos influencia no resultado final. A maneira correta de fazer chapinha nos cabelos é primeiro dividindo os fios em mechas e aplicando a proteção térmica. Então, separe os cabelos em mechas bem finas e deslize a chapinha sem parar – isso irá garantir que o calor do aparelho não danifique os cabelos. Você pode virar os fios para fora, para garantir um resultado mais natural.

 

  • Invista em tratamentos reconstrutores

Quem é adepta do uso de aparelhos elétricos como secador e chapinha deve investir em um cronograma capilar para o seu tipo de fio. A reconstrução capilar, feita com produtos ricos em proteínas e aminoácidos como a linha Extreme Repair, é essencial para dar força e resistência à fibra capilar.

 

Produtos Citados

  1. Leave in Vizcaya Multi Frizz Control
  2. Kit Completo Extreme Repair
Sem Comentários

Deixe um Comentário