BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / 4 maneiras de usar queratina nos cabelos
30 set

4 maneiras de usar queratina nos cabelos

usar queratina

Não por acaso, a queratina é um ingrediente que aparece em diversos produtos de cabelos, de diferentes maneiras e concentrações. Sim, ela é fundamental para a saúde capilar – mesmo para quem possui os fios virgens, sem colorações e alisamentos. Pensando nisso, elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber para usar queratina sem correr o risco de danificar os fios. Conheça os benefícios dos diferentes tipos de queratina e aprenda 4 jeitos de usar queratina nos cabelos com nossas dicas abaixo:

 

Para que serve a queratina dos cabelos?

A queratina é uma proteína que compõe a fibra capilar e outras partes do corpo, como as unhas. Composta por 16 tipos de aminoácidos, essa proteína dá resistência e força aos cabelos. Por isso, a queratina é importante para repor a massa capilar de fios extremamente danificados, que passaram por tratamentos químicos como alisamentos e descolorações. Ela também é ótima para tratar os cabelos depois de uma temporada na praia, para tratar os danos causados pelo sol, vento, mar e piscina.

 

Entre os benefícios de usar queratina estão a recuperação da força dos cabelos, redução da quebra, redução de frizz e melhora no alinhamento dos fios. 

 

Como usar queratina nos cabelos? 4 jeitos de usar queratina em casa

A queratina tem função essencial na fibra capilar e pode ser encontrada em produtos de beleza em diferentes formas: shampoos, máscaras, em séruns, na versão líquida… 

 

Existem cinco tipos de queratina: hidrolisada (versão concentrada da queratina), líquida, vegetal (extraída de proteínas vegetais, como arroz e trigo), animal (extraída de partes de animais, como lã de carneiro e penas de aves) e hidrogenada (indicada para tratamentos mais leves). E, por isso mesmo, a queratina pode ser usada de diferentes formas. Selecionamos abaixo quatro maneiras de usar queratina em casa:

 

  • Como fazer hidratação com queratina

A queratina líquida é um ótimo produto para dar aquele “up” na hidratação de sempre. Para isso, acrescente algumas gotas do produto na sua máscara de hidratação favorita, como a Hydra Care, ou uma máscara nutritiva, como a Nutri Intense. Primeiro, aplique a queratina líquida em todo o comprimento dos fios. Aguarde o tempo de pausa indicado no rótulo do produto (geralmente, cerca de 10 minutos). Depois, aplique a máscara da sua escolha no comprimento e pontas, massageando bem os fios. Aguarde mais cinco minutos e enxágue. 

 

  • Reconstrução com queratina

Se os seus fios estiverem muito danificados, o melhor tratamento é a reconstrução capilar com queratina. Para isso, escolha uma máscara reconstrutora, como a máscara de Tratamento Keratina, que contém queratina hidrolisada e, por isso mesmo, é indicada para reconstruções profundas em fios extremamente danificados. Ela ainda contém colágeno hidrolisado e D-Pantenol, ativos que devolvem a flexibilidade dos fios e hidratam. Quer mais? Os cabelos ficam completamente recuperados em apenas 3 aplicações. A máscara de tratamento Force Restore é outra ótima opção para reconstrução com queratina caseira. 

 

  • Cauterização com queratina líquida

A cauterização capilar é um tratamento à base de queratina líquida com o auxílio de uma fonte de calor que repõe a massa capilar e sela as cutículas dos fios. Ela é indicada para quem deseja deixar os fios mais alinhados e sem frizz, e pode ser feita em todos os tipos de cabelo. 

 

Quer fazer a cauterização capilar em casa? Então primeiro lave os cabelos com o Shampoo Deep Cleansing, para remover os resíduos dos fios e limpá-los profundamente. Depois, aplique a máscara Hydra Care, respeitando o tempo de pausa indicado no rótulo. Enxágue os cabelos, seque com uma toalha e borrife queratina líquida por todo o comprimento dos fios. Aguarde dez minutos e seque com o secador. Depois, divida os cabelos em mechas e use a chapinha para completar a cauterização.

 

  • Queratina como finalizador

A queratina pode, sim, ser usada como finalizador. Mas essa instrução deve estar indicada no rótulo do produto. Nada de usar queratina líquida como finalizador, porque o produto poderá deixar os seus cabelos com aspecto endurecido, ok? Para essa função, o indicado é comprar um leave-in com queratina na fórmula, como o Creme para Pentear ProCachos, que possui entre seus ingredientes principais a queratina vegetal.

 

Cuidado: excesso de queratina faz mal para os cabelos!

A queratina não deve ser usada diariamente. Isso porque o excesso de queratina pode deixar os fios com aspecto endurecidos, sem flexibilidade e até quebradiços. Para evitar que as madeixas fiquem saturadas com queratina, siga as instruções do cronograma capilar para o seu tipo de cabelo

 

Anote aí: se você tem os cabelos tingidos ou descoloridos, pode incluir tratamentos com queratina no seu cronograma capilar uma vez por semana ou quinzenalmente. Em outros tipos de fios, o recomendado é investir em tratamentos com queratina apenas uma vez por mês.

 

Produtos Citados 

1- Máscara Vizcaya de Tratamento Nutri Intense

2- Creme Vizcaya para Pentear Pro Cachos

3- Máscara Vizcaya de Tratamento Keratina

4- Máscara Vizcaya de Tratamento Force Restore

5- Shampoo Vizcaya Deep Cleansing

6- Máscara Vizcaya de Tratamento Hydra Care

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário