BLOG DA VIZCAYA / DESTAQUE  / Intemperismo capilar: você sabe o que isso significa?
19 nov

Intemperismo capilar: você sabe o que isso significa?

intemperismo capilar

Você já ouviu falar em intemperismo capilar? O termo que veio de um tipo de ciência está sendo usado para explicar determinados danos nos cabelos. Descubra o que é intemperismo capilar e aprenda como proteger os seus fios desse tipo de estrago:

 

O que é intemperismo capilar?

O intemperismo capilar é resultado dos danos causados por fatores externos, como poluição, chapinha, secador. Na verdade, o termo “intemperismo” vem da geologia, e fala sobre o conjunto de processos mecânicos e químicos que causam a desintegração das rochas. No mundo dos cabelos, o intemperismo tem significado parecido: ele diz respeito aos fatores ambientais que danificam os fios ao longo do tempo. O resultado? Os cabelos ficam opacos, frágeis, quebradiços e com pontas duplas. O intemperismo também causa o envelhecimento capilar

 

Se você é do time que não vive sem finalizadores para os cabelos, más notícias: saiba que o efeito build up (acúmulo de resíduos nos cabelos) é um dos causadores do intemperismo capilar. A boa notícia é que dá, sim, para prevenir os danos causados pelo intemperismo nos fios.

 

Intemperismo capilar: fatores externos que danificam os cabelos

Há uma série de agentes extenos que prejudicam a saúde capilar a longo prazo, deixando os cabelos frágeis, quebradiços e com frizz. Dá só uma olhada na lista abaixo:

 

  • Raios UV
  • Poluição
  • Alisamentos, descolorações e colorações
  • Lavagem dos fios
  • Escovação dos cabelos
  • Amarrar os fios muito apertados
  • Calor do secador, chapinha e babyliss
  • Sol, vento, água do mar e da piscina
  • Uso excessivo de finalizadores

 

Intemperismo capilar: como proteger e cuidar dos cabelos

A melhor maneira de proteger os cabelos do intemperismo capilar é seguindo uma rotina de cuidados com produtos específicos para o seu tipo de fio. Esse hábito irá evitar que os cabelos fiquem ressecados ao longo do tempo. Não se esqueça de enxaguar bem os fios – isso evitará o acúmulo de produtos na fibra capilar. Alternar as lavagens também pode ser um bom caminho para reduzir os danos.

 

Se você aplica diariamente cremes sem enxágue ou leave in, vale incluir na rotina o uso de um shampoo de limpeza profunda, como o Deep Cleansing, uma vez por semana. A tração do pente e da escova nos cabelos também pode fragilizar os fios e danificar a fibra capilar, por isso vale seguir algumas dicas simples: comece a desembaraçar os cabelos de baixo para cima. Usar o tipo de pente ou escova certo para os seus cabelos também irá ajudar na redução dos danos causados pelo atrito. 

 

Para proteger os fios da poluição, raios UV, do calor de aparelhos elétricos e até do sol, água do mar e piscina, vale incluir na rotina um leave-in com proteção térmica e UV, como o Leave In Multi Frizz Control, com óleos de pequi e ojon, além de creatina e d-pantenol. Nesse caso, o finalizador atua criando uma película protetora sobre o fio.

 

Produtos Citados

  1. Leave in Vizcaya Multi Frizz Control
  2. Shampoo Vizcaya Deep Cleansing
Sem Comentários

Deixe um Comentário