Umectação capilar: saiba tudo sobre o tratamento que está bombando!

A umectação capilar, tratamento com óleos vegetais, ganhou espaço na rotina de cuidados com os fios nos últimos anos. O sucesso tem explicação: o tratamento oferece benefícios instantâneos, uma vez que recupera cabelos opacos e sem brilho em apenas algumas horas. Ficou curiosa para conhecer mais sobre o tratamento? Confira nosso guia sobre o assunto!

O que é umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento à base de óleos vegetais que visa repor os nutrientes nos fios. Apesar de ter se tornado muito popular entre as mulheres cacheadas, a umectação pode ser feita em todos os tipos de cabelos, até mesmo em cabelos finos ou oleosos.

Benefícios da umectação capilar

A aplicação de óleos vegetais nos cabelos pode trazer diversos benefícios. Em geral, os óleos vegetais criam uma película de proteção em volta da fibra capilar, evitando a perda de água. Por isso, a umectação é muito indicada para cabelos ressecados e danificados. Os óleos também repõem nutrientes perdidos pela ação do vento, sol, secador e chapinha.

Tipos de óleos vegetais

Os benefícios da umectação também variam de acordo com o tipo de óleo escolhido.

Óleo de coco

O óleo de coco, por exemplo, por ter composição rica em gorduras saturadas, penetra facilmente na fibra capilar.

Azeite

É rico em vitamina E, que possui ação antioxidante (ou anti-idade!).

Óleo de rícino

Este óleo está fazendo sucesso porque ativa a circulação no couro cabeludo e auxilia no crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Óleo de abacate

O óleo de abacate é rico em nutrientes que fortalecem os fios e previnem a queda e quebra capilar.

Para usufruir de vários benefícios ao mesmo tempo, a dica é criar um blend de óleos especial para os seus fios e então aplicá-lo nos cabelos, como ensinamos no passo a passo abaixo.

 

Formas de aplicar o óleo nos fios

Óleo vegetal escolhido?  Então é hora de aplicá-lo nos fios! A umectação pode ser feita nos cabelos secos ou molhados. Melhor: você ainda pode turbinar a hidratação caseira com óleos vegetais, como ensinamos neste post.

 

Umectação Capilar – passo a passo

  • Com os cabelos sujos, aplique o óleo escolhido por todo o comprimento dos fios.

 

  • Faça movimentos de enluvamento, da raiz às pontas, massageando bem mecha a mecha. Se você possui a raiz naturalmente oleosa, evite passar o óleo na região.

 

  • Deixe agir por algumas horas (podendo passar a noite com o óleo nos fios, sem problemas!)

 

Lave bem os cabelos e hidrate com a Máscara de Tratamento Extreme Repair, que irá complementar o processo de nutrição dos fios.

 

 

A umectação capilar pode ser feita uma vez por semana ou a cada quinze dias. Observe a reação dos seus cabelos ao tratamento e defina uma periodicidade a partir do resultado!  

Vizcaya
A expert da beleza, com máximo de performance e o poder da Água Termal

Deixe uma resposta