BLOG DA VIZCAYA / Como Usar  / Como usar óleos essenciais nos cabelos?
10 nov

Como usar óleos essenciais nos cabelos?

óleos essenciais nos cabelos

Os óleos essenciais são usados na aromaterapia e fragrâncias . Mas o uso de seus benefícios pode ir além: os óleos essenciais também podem ser grandes aliados quando usados em tratamentos capilares. Conversamos com a tricologista Viviane Coutinho, que atende na clínica Viviane Coutinho Reabilitação Capilar, no Rio de Janeiro (RJ), para desvendar os benefícios dos óleos essenciais para os cabelos, e dar dicas de expert de como incluir esse ingrediente em tratamentos caseiros. Confira abaixo como usá-los:

 

Óleos essenciais nos cabelos: benefícios e propriedades

Os óleos essenciais são líquidos obtidos a partir de plantas. Eles contém a maior parte dos compostos que dão às plantas suas fragrâncias e também qualidades medicinais. Por isso, são muito utilizados em práticas terapêuticas mundo afora. ” Os óleos essenciais são produzidos por técnicas de extração como  prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Os terpenos podem ser extraídos das folhas, raízes, sementes e troncos das plantas”, explica Viviane. 

 

Na aromaterapia, os óleos essenciais são utilizados para melhorar a saúde física, espiritual e mental. “O uso de óleos essenciais oferece infinitos benefícios, que vão desde a aromaterapia, onde são usados para relaxar e melhorar concentração, a disfunções psicossomáticas e até celulite”, explica Viviane Coutinho. 

 

E, sim, as propriedades dos óleos essenciais também podem ser benéficas para os cabelos! “O óleo essencial de alecrim é um maravilhoso ativo para queda e estímulo de fios novos, enquanto a melaleuca é anti bactericida e fungicida, o capim limão ajuda na caspa, a bergamota age em processos inflamatórios, e a laranja doce tem ação hidratante”, diz. 

 

Como aplicar óleos essenciais nos cabelos

Os óleos essenciais nunca devem ser aplicados diretamente nos fios ou couro cabeludo. “É necessário o uso de um óleo vegetal carreador sempre”, ensina Viviane. “Com o uso mútuo de óleos essenciais e vegetais podemos fazer um blend de óleos e intensificar benefícios para os fios.” Os melhores óleos vegetais para cabelos são o óleo de coco (ideal para tratar fios ressecados), óleo de argan (com ação nutritiva e antioxidante), óleo de oliva (o azeite pode ser usado para combater o frizz) e óleo de jojoba (que auxilia no crescimento e tratamento da caspa). 

 

Quer usufruir dos benefícios dos óleos essenciais nos cabelos? Viviane dá a receita: “aplique nos cabelos secos a mistura de 10 ml de óleos vegetais com 1 ou 2 gotas de óleos essenciais à sua escolha. Deixe agir por pelo menos 15 minutos e enxágue com bastante água corrente. Depois lave normalmente com shampoo”. Essa mistura de óleos vegetais e essenciais também pode ser aplicada no couro cabeludo. 

 

Cuidados extras com óleos essenciais nos cabelos


Os óleos essenciais devem ser usados com cautela. “Precisamos ficar atentos com os óleos essenciais estimulantes como alecrim em pacientes hipertensos e grávidas, por exemplo”, diz. “Quem tem hipersensibilidade ao produto deve ter muito cuidado com a dosagem, lembrando sempre que menos é mais. Não é por que se trata de um produto natural extraído da planta que não tem efeitos colaterais”, alerta a especialista.

 

Óleos essenciais em produtos para cabelos

Uma das maneiras mais fáceis e seguras de usufruir dos benefícios dos óleos essenciais é incluindo na rotina de cuidados produtos para cabelos que já possuem óleos essenciais na fórmula. Os produtos Vizcaya contém diferentes tipos de óleos essenciais em suas fórmulas e atendem a diferentes necessidades: a linha Byos, vegana, contém três sublinhas: Byos Hidratação e Nutrição (com óleo de argan e óleo essencial de lavanda), Byos Cabelos Oleosos (com óleos essenciais de melaleuca,  patchouli, hortelã e alecrim, que tratam o couro cabeludo) e Byos Brilho e Força (com óleo essencial de patchouli, que tem propriedades energizantes).

 

Produtos Citados

1- Kit Vizcaya Byos Brilho e Força

2- Kit Vizcaya Byos Hidratação e Nutrição

3- Kit Vizcaya Byos Cabelos Oleosos

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário