A ordem correta de uso dos produtos para cabelos.

Sim! Esse é o nosso assunto de hoje, e um muito importante! Você sabe qual é a ordem correta de uso do shampoo, condicionador, máscara e etc? Ou então, você sabe para o quê serve cada um ?

Cada produto tem uma ordem específica e especial pois eles agem de formas diferentes. As vezes a gente pensa: “Comprar vários produtos para quê? Shampoo e condicionador já basta!” Mas quando você faz muita química, tem os cabelos ressecados, quebradiços, finos, opacos ou qualquer outro problema que queira muito tratar, você vai precisar de produtos especiais para os seus cabelos e o mais importante: saber como usá-los.

Vem comigo ler mais sobre isso. 🙂

post-01

A Linha Keratina é ótima como exemplo para poder te mostrar a função e a importância de cada produto. Você olha para ela e pensa: “Uaaau, quanta coisa! Eu preciso disso tudo mesmo?” Sim! Cada linha é feita especialmente para os cuidados de cada cabelo. Se você é loira pode fazer uso da Blonde Action composta de: shampoo, máscara, ampola e condicionador; se tem cabelos com escova progressiva você pode fazer usa da linha Pós Escova Progressiva composta de: shampoo, máscara, ampola, condicionador e defrizante. Se você tem cabelos extremamente danificados, a linha Keratina possui um tratamento super completo como este aí acima, onde cada produto tem sua função na reconstrução capilar dos fios destruídos pela química agressiva que fez. A Vizcaya possui diversas linhas e cada uma desempenha um papel fundamental no quesito tratamento capilar. Mas vamos falar do passo a passo!

1º passo – O shampoo

O shampoo tem um papel fundamental na lavagem capilar: é ele quem abre as cutículas dos fios, penetrando neles e limpando um a um. Além de limpar os fios, ele cuida do seu couro cabeludo também. Então ele é o item mais indispensável no seu ritual de beleza. Fios sujos não absorvem tratamentos e de nada serve você comprar máscaras e tratamentos caros se você não escolhe bem o seu shampoo. #ficaadica

2º passo – A Máscara Capilar / ou Ampola

Depois do shampoo é a hora da máscara – ou da ampola. Isso mesmo! Não é a vez do condicionador e depois a máscara, mas sim do produto de tratamento que você tem ai no seu banheiro. 😉 A máscara é desenvolvida pensando em cada tipo de cabelo/problema, por isso temos tantas no mercado, para cabelos danificados, ressecados, coloridos, com escova, amarelados e etc. Cada uma tem uma função especial. Mas, além disso, ela é responsável pela hidratação, reparação, nutrição, maciez e todas as coisas boas que seu cabelo precisa para ficar lindo, sedoso e maravilhoso. Como os fios estão abertos – pois o shampoo abriu a cutícula de todos – a máscara vai penetrar profundamente neles cuidado de um a um. Deixe agir por pelo menos 3 minutinhos e voilà! Cabelos macios e hidratados no banho.

post-02

3º passo – O condicionador

Agora sim! Depois de tudo isso é a vez do condicionador. Ele vai fechar suas cutículas mantendo o tratamento dentro dos fios. Seus cabelos vão estar protegidos, pois as cutículas se fecharão, ao mesmo tempo que estão sendo cuidados (por causa do tratamento que ficou lá dentro). O condicionador também é responsável pela maciez e o desembaraço pós banho!

4º passo – O finalizador

O finalizador é o cara que vai dar o toque final no seu tratamento, deixando os cabelos uma beleza! Ele, muitas vezes, é essencial no ritual de beleza. Finalizadores são cremes para pentear, multifuncionais, sprays, séruns… Eles vão deixar os mais ainda mais macios e ajudar na hora de pentear. Cada um também tem sua função: o creme para pentear você aplica com os cabelos ainda úmidos e penteia os cabelos, sem enxágue. Os multifuncionais variam, são produtos com diversos benefícios como o CC Cream 12 em 1 e o Sérum Evolution 10 em 1. O CC Cream pode ser usado após o banho com os cabelos ainda úmidos. Você aplica, penteia e deixa secar! Ou seca como de costume. O Sérum Evolution é um óleo suuuper leve e maravilhoso. Não pesa nos cabelos e deixa os fios extremamente brilhosos. Indico o uso dele com os cabelos já secos, para dar um UP, mas você também pode usar antes de fazer chapinha ou escova pois ele contém proteção térmica. 😉 Alguns sprays você pode aplicar nos cabelos úmidos ou secos, como o Spray Extra Volume da linha Botanique Cabelos Finos. O uso mais indicado é nos cabelos úmidos também, logo após o banho, mas você pode aplicá-lo durante o dia, já com os cabelos secos, para dar mais corpo aos fios. 😉

post-03

Resumindo: o shampoo abre as cutículas dos fios e os prepara para receber o tratamento, a máscara ou a ampola hidratam os cabelos penetrando nos fios, o condicionador fecha as cutículas mantendo o tratamento lá dentro e o finalizador é o up final dos cuidados com os seus cabelos. Os mais indicados são os que contém proteção UV, com os finalizadores da Vizcaya. Além de proteger os fios e continuar o tratamento pós banho, eles contém Água Termal que é um ingrediente maravilhoso para os cabelos!

Posso usar a máscara depois do banho e deixar uns 15 minutinhos para hidratar? Pode sim! Mas sempre depois do shampoo. Então lave os cabelos com shampoo, saia do banho, aplique a máscara, deixe agir e retorne ao banho para finalizar.

Pegaram tudo direitinho? Saber a ordem de uso é muito importante! As vezes compramos produtos de uma determinada linha e achamos que o tratamento não está funcionando, nesse caso temos duas opções: ou a linha não é a mais indicada para os seus cabelos ou você está usando a máscara depois do condicionador, o que é muito comum na verdade. Muitas pessoas acham que o shampoo e o condicionador foram feitos para limpar e a máscara para hidratar pós banho, mas quando o condicionador fecha as cutículas dos fios o tratamento não penetra e consequentemente os cabelos não são hidratados. Então fique sempre de olho! 😉

assinatura

Deixe uma resposta